Holandês Rabobank adquire 30% do banco cooperativo Sicredi
O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) anunciou ontem a venda de 30% do Banco Sicredi para o grupo cooperativo holandês Rabobank. O acordo, que foi assinado na semana passada na Holanda, ainda está sujeito à análise do Banco Central. De acordo com comunicado publicado no site do Rabobank, o banco holandês terá representantes no conselho administrativo do Banco Sicredi, assim como na gestão da instituição.
As negociações vinham sendo travadas há dois anos, tempo necessário para que o negócio fosse aprovado por todas as cooperativas que fazem parte do Sicredi. O Banco Sicredi não confirmou o valor da operação, mas, considerando-se os R$ 320 milhões em ativos da instituição, a venda da participação minoritária saiu por algo próximo a R$ 100 milhões.
Segundo Ademar Schardong, presidente-executivo do Sicredi, essa é a primeira parceria formal do sistema cooperativo brasileiro com grupos similares internacionais. O Rabobank vinha atuando como benchmarking do sistema brasileiro desde os anos 1980, ao qual, a partir de agora, poderá agregar sua expertise no desenvolvimento de novos produtos. "Somos fortes no financiamento da agricultura familiar", destaca Schardong.
"Queremos, agora, ampliar participação na agricultura empresarial", completa. A associação também deve facilitar a expansão do Sicredi no mercado urbano com operações em segmentos como crédito imobiliário e leasing.
Com sede em Utrecht, na Holanda, o Rabobank possui cerca de 9,5 milhões de clientes, 1,8 milhão de associados, 59 mil funcionários e está presente em mais de 40 países. No Brasil a instituição, que mantém um foco em alimentos e agronegócios, está presente em nove estados. Já o Sicredi, com mais de 1,6 milhão de associados, reúne 128 cooperativas de crédito e possui cerca de mil pontos de atendimentos em dez estados.