Grupo português compra o tablóide brasileiro O Dia

Por

O grupo português Ejesa, que edita o jornal Brasil Econômico desde outubro de 2009, anunciou nesta quinta-feira (1) a compra do tablóide O Dia. Negociações com a família Tavares de Carvalho teriam resultado na aquisição da totalidade do capital da empresa. Conforme o site Portugal Digital, o investimento foi de R$ 75 milhões.

O Grupo O Dia publica os jornais diários O Dia e Meia Hora e o diário desportivo Campeão – lançado no ano passado –, os quais registram uma circulação média conjunta superior a 340 mil exemplares diários. Os três jornais, juntamente com o Brasil Econômico, elevam a circulação média diária das publicações da Ejesa a mais de 400 mil exemplares. Somando os quatro títulos, a audiência supera os 3,5 milhões de pessoas.
Para a Presidente do Conselho de Administração da Ejesa, Alexandra Vasconcellos, o acordo alcançado torna aquela empresa num player "relevante no sector dos media no mercado brasileiro, com produtos que demonstram elevado potencial de expansão”. A Ejesa é detida em 70% pela família Mascarenhas Vasconcellos e em 30% pelo Grupo Ongoing, que tem um âmbito de atuação multi-setorial, focado área de telecomunicações, mídia e tecnologias.
Para o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ongoing, Nuno Vasconcellos, este acordo “constitui um passo decisivo e estruturante na concretização da linha estratégia de aposta nos mercados da língua portuguesa". O Grupo O Dia, fundado em 1951, quando começou a ser publicado o jornal que dá nome ao grupo, é um dos mais modernos da América Latina, contando com uma equipa de profissionais formada por cerca de 700 pessoas.