Bolsas da Ásia fecham sem sinal definido

Por

Os mercados asiáticos tiveram resultados mistos nesta terça-feira (16). Notícias vindas dos Estados Unidos e fatores locais influenciaram os pregões, nos quais muitos investidores ficaram de lado. A Bolsa de Jacarta não operou por causa do feriado na Indonésia.

A Bolsa de Hong Kong seguiu em queda, na véspera da reunião do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) que vai discutir as taxas de juros. O índice Hang Seng perdeu 56,17 pontos, ou 0,3%, e terminou aos 21.022,93 pontos. As ações do setor imobiliário foram as mais afetadas, por conta do plano do governo de vender apartamentos subsidiados para baixar os preços. Cheung Kong caiu 1,1% e Sun Hung Kai teve redução de 1,6%. Entre as maiores altas, a fabricante de carro elétrico BYD disparou 8%. A companhia chinesa de internet Alibaba.com avançou 3,6%.
Após duas sessões de perdas, as Bolsas da China tiveram elevação por conta da presença de investidores em busca de ofertas de ocasião nas blue chips, à medida que diminuíram as preocupações com um aperto monetário. O índice Xangai Composto ganhou 0,5% e encerrou aos 2.992,84 pontos. O índice Shenzhen Composto subiu 0,7% e terminou aos 1.142,77 pontos. As imobiliárias lideraram os ganhos. China Vanke faturou 0,3%, enquanto Poly Real Estate adicionou 1,3%. China Merchants Bank disparou 3,2%. Bank of China ganhou 0,5%.
O yuan apresentou estabilidade em relação ao dólar, após a alta na taxa de paridade central dólar-yuan reduzir as expectativas de uma valorização da moeda chinesa. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8259 yuans, de 6.8260 yuans do fechamento de segunda-feira.
Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, estancou três sessões seguidas de baixas. O índice Taiwan Weighted subiu 0,8% e encerrou aos 7.695,63 pontos. O setor de construção liderou a alta. Huaku Development avançou 3,3%. A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou praticamente estável, com os investidores ficando de lado antes da reunião do Fed. O índice Kospi recuou apenas 0,09% e fechou aos 1.648,01 pontos. Kia Motors saltou 4,5% com a expectativa de que a montadora venha a anunciar lucros robustos no primeiro trimestre. A mesma expectativa valorizou as ações da LG Display em 2,4%.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney avançou 0,3% e fechou aos 4.797,2 pontos. Os setores financeiro e de matérias-primas sustentaram a alta, juntamente com as da companhia de telecomunicações Telstra. BHP Billiton ganhou 0,4% e Rio Tinto, 0,2%. O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve alta de 0,3% e fechou aos 3.085,13 pontos.
A Bolsa de Cingapura subiu puxada por papéis de incorporadoras imobiliárias devido a fortes dados sobre residências privadas a despeito de recentes medidas do governo para esfriar o setor. No entanto, os ganhos do mercado foram eclipsados pela cautela dos investidores no aguardo do resultado da reunião do Fed nesta terça. O índice Straits Times subiu 0,8% e fechou aos 2.896,43 pontos.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 2,4% e fechou aos 752,30 pontos - maior fechamento desde 2 de julho de 2008 - uma vez que as manifestações contra o governo permanecem pacíficas, o governo não parece sob real pressão para atender à demanda dos manifestantes de dissolver o parlamento e convocar novas eleições. Papéis de empresas de telecomunicações subiram após o ministro das Finanças comentar que elas não sofrerão represálias em virtude de o ex-primeiro-ministro Thaksin ser considerado culpado pela Corte Suprema por abuso de poder por conceder benefícios para suas próprias companhias. A elevação do rating da Bolsa pelo Morgan Stanley para "acima da média do mercado" também trouxe ânimo.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve baixa de 0,1% e fechou aos 1.298,86 pontos, com os investidores de lado na ausência de estímulos. As informações são da Dow Jones.