Um repertório de sucessos românticos no encontro entre Roupa Nova e Daniel

Parceria entre Daniel e Roupa Nova é atração em duas noites no Auditório Araújo Vianna

Por Adriana Lampert

Parceria entre o cantor Daniel e o conjunto Roupa Nova promete encher de emoção o coração dos fãs em duas noites no Auditório Araújo Vianna, com o show A Força do Amor
Um projeto inédito - que surgiu de uma live de Dia dos Namorados, em meio à pandemia de Covid-19 - tem rodado as estradas do Brasil levando ao público músicas românticas, retiradas do repertório de sucessos do cantor Daniel e da banda Roupa Nova. Intitulado A Força do Amor, o show, que já passou por São Paulo, Pinhais, Brasília, e Rio de Janeiro, agora chega em Porto Alegre, para apresentações no Auditório Araújo Vianna (avenida Osvaldo Aranha, 685) nesta sexta-feira (26) e sábado (27), sempre às 21h.
Os ingressos, com valores que vão de R$ 110,00 (plateia alta/lateral) a R$ 1,6 mil (bistrô fechado), podem ser adquiridos de forma antecipada no site Uhuu e na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, mas também estarão à venda no local do show, duas horas antes da apresentação iniciar.
A parceria entre Roupa Nova e Daniel é antiga: em 1998, a banda foi responsável pelos arranjos de três canções do primeiro álbum solo do cantor, sendo que uma delas, Declaração de Amor, é um dos grandes hits da carreira do compositor. "Sempre fui fã de carteirinha do grupo, desde adolescente, quando eu ia nos shows deles lá em Brotas, no interior de São Paulo", confessa Daniel. Ele conta que quando decidiu fazer sua primeira live durante a pandemia, convidou a Roupa Nova para participar. "A partir deste primeiro contato juntos em um palco, começamos a pensar também na atual turnê", detalha.
O cantor avalia que a afinidade com a banda vai além destes dois eventos. "Temos o romantismo em comum, falamos disso nas nossas canções; e inclusive há semelhanças em algumas melodias", pondera. "A nossa forma de fazer música, e de levar ela, de uma forma popular para as pessoas é também um fio que nos une."
A escolha do nome da turnê, A Força do Amor vem do nome da live beneficente que os artistas realizaram, com mais de três horas de duração e transmitida ao vivo pelas redes de ambos. Na época, eles escolheram este nome porque é título de um dos principais sucessos do Roupa Nova (de autoria de Cleberson Horsth e Ronaldo Bastos). "Mas também vem deste desejo mútuo de levar romantismo ao público, com uma mensagem de paz, amor e esperança", afirma Daniel. "O amor é um santo remédio, e só ele é capaz de mudar o mundo", emenda.
Circulando com desenvoltura entre o sertanejo e o romantismo, o cantor se consolidou como uma das principais vozes do País. Apelidado de "príncipe" pela postura sempre educada e gentil com que trata as pessoas, Daniel recorda que começou fazendo apresentações em festivais regionais de música sertaneja. Naquela época, conheceu o cantor João Paulo, com quem formou dupla em 1980. Em 1997, João Paulo faleceu vítima de um acidente de carro e, no ano seguinte, o cantor seguiu carreira solo, lançando seu primeiro álbum, que levava o seu nome.
Já o Roupa Nova, fundado em 1980, alcançou significativo sucesso no mercado fonográfico do Brasil ao longo de mais de quatro décadas de carreira, com a gravação de 19 álbuns de estúdio e cinco álbuns ao vivo que somados venderam mais de 20 milhões de cópias no País.
Mesclando clássicos dos seus repertórios e duetos inéditos durante a apresentação, os artistas devem cantar juntos na maior parte dos shows deste final de semana. "Em alguns momentos, vamos tocar separado, mas a ideia é interagir ao máximo", adianta Daniel. "Juntamos as minhas canções e as deles, e ficou um show muito harmonioso.Estamos conseguindo deixar uma mensagem muito legal para a plateia. E passa rápido, de tão bom que ficou. Mas sou suspeito para falar (risos)."
O cantor afirma que em cima do palco do Araújo Vianna, Daniel e Roupa Nova devem fazer uma retrospectiva dos sucessos dos artistas nas últimas quatro décadas: músicas como A Viagem, Whisky a Go Go, Linda Demais, Seguindo no Trem Azul, Meu Universo é Você (todas compostas pelo sexteto carioca) e Adoro Amar Você, Estou Apaixonado, Eu Me Amarrei, A Jiripoca vai Piar (do cantor paulista). "As pessoas que forem ao show vão reviver muita coisa, vai ser um momento de celebração. Este é o poder da música", finaliza.