Duas exposições abordam memória arquitetônica e artística na Pinacoteca Ruben Berta

Intituladas 'Aos Olhos de Chatô' e 'Fotografia, Memória e Patrimônio Cultural', as mostras têm visitação gratuita e se estendem até o dia 30 de setembro

Por JC

Imagem da obra intitulada 'Nos tempos em que o casarão era lar', de 2022, que integra uma das mostras
Neste sábado (6), das 11h às 14h, ocorrem as inaugurações de duas exposições da Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caixas, 973 - Centro Histórico), com foco no olhar sobre os patrimônios artístico e arquitetônico. Intituladas Aos Olhos de Chatô e Fotografia, Memória e Patrimônio Cultural, as mostras seguem até 30 de setembro, abertas à visitação de segunda à sexta-feira, sempre das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. A entrada é franca. No caso de visitas guiadas para grupos de até 20 pessoas, é necessário agendar por e-mail (acervo@portoalegre.rs.gov.br) ou pelo telefone (51) 3289-8292.
Investigando as origens da coleção que forma o acervo da Pinacoteca Ruben Berta, em 2021 o museólogo Luiz Mariano Figueira defendeu, na Ufrgs, a dissertação de mestrado A formação da Pinacoteca Ruben Berta: entre a arte e o progresso. No trabalho, foi desvendado o contexto histórico da criação da Pinacoteca pelo megaempresário das comunicações Assis Chateaubriand, o “Chatô”, na década de 1960, ao mesmo tempo que, de forma inédita, identificou os doadores da maioria das obras de arte tombadas na coleção. Concebida a partir desta pesquisa acadêmica, Aos Olhos de Chatô busca compreender o olhar deste lendário criador de museus, sua concepção de mundo e o resultado plasmado no acervo da Pinacoteca.
A edificação que se revela patrimônio cultural do município e que é sede da Pinacoteca Ruben Berta é o alvo da outra mostra à disposição do púbico a partir do próximo sábado. Fotografia, memória e patrimônio cultural: olhares sobre a Pinacoteca Ruben Berta conta com as curadoras Letícia Lau e Niura Legramante Ribeiro. A exposição coletiva tem como base os processos fotográficos históricos e alternativos com os quais o Lumen, grupo de extensão da Ufrgs, trabalha desde 2016. A proposta foi fomentar olhares fotográficos e poéticos sobre os prédios da Pinacoteca assim como do entorno do Centro Histórico de Porto Alegre.