Maneva traz para Porto Alegre turnê do disco 'Mundo novo'

Álbum conta com dez faixas inéditas e autorais

Por Lara Moeller Nunes

Embalados pelo reggae, integrantes do Maneva trazem para Porto Alegre turnê de seu novo disco, Mundo novo
Com o objetivo de propor uma reflexão coletiva sobre tudo aquilo que verdadeiramente importa - passados tempos tão sombrios e incertos -, a banda paulista de reggae Maneva, formada por Tales de Polli (vocal), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Fabinho Araújo (bateria) e Diego Andrade (percussão), lançou no final do mês de maio o disco "Mundo novo", gravado ao vivo. O álbum, que conta com dez faixas inéditas e autorais, é o 13º produzido pelo grupo. Agora, para comemorar essa nova fase, eles saem pelo Brasil em turnê com um show homônimo.
Em Porto Alegre, a apresentação do trabalho acontece neste sábado (2), às 23h30min, no Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834). Os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Sympla por valores a partir de R$ 95,00.
Os integrantes definem o novo disco como um divisor de águas da carreira que, em 2022, completa 17 anos. Com produção musical da Head Media, as composições - que de praxe já imprimiam a alma dos músicos - passaram a ganhar um olhar diferente e inovador, unindo a essência característica da banda com novos elementos como os beats eletrônicos. “São poesias transformadas em música com muito sentimento e reflexão. É uma sonoridade nova, fruto de uma parceria inspiradora e que surpreende pelos detalhes”, revela Diego Andrade.
Com canções escritas durante o período de isolamento (e outras fora dele), o disco traz um registro genuíno de cada um dos artistas, incorporando ao repertório os anseios individuais, os sonhos, os desejos profissionais e mensagens de alerta "diante à nova era, que se aproxima com o fim da pandemia de Covid-19". A faixa de abertura, que leva o mesmo nome do projeto, chama a atenção, por exemplo, sobre a necessidade da coletividade nos dias de hoje. Os versos dizem: “Consciência coletiva para o Mundo Novo! Que é para viver paz, que é para vibrar paz”.
Já em "Porta do teu prédio", eles reforçam a importância de valorizarmos os pequenos detalhes da vida, pois tudo pode mudar em instantes. "Respostas" segue pela mesma linha, reiterando a necessidade de vivermos o hoje intensamente sem se prender demais no passado ou se preocupar excessivamente com o futuro. A letra diz: “Sigo o horizonte sem ligar muito pro ontem. Sem ter linha de chegada. A vida não é corrida, ela é pra ser vivida. Muito amor na caminhada”. Composições como "Outro alguém, Tão simples, Promete, Vida eu gosto de você, Cores do universo, Sereia e Olha o sol" também integram o conjunto da obra.
Os integrantes do Maneva contam que a gravação do álbum aconteceu durante um show no Fabriketa, em São Paulo, tornando o momento "ainda mais especial". “Para o artista, estar com o público faz total diferença. Existe algo mágico, uma troca de energia, de olhares. É gostoso receber o afeto, o carinho de cada um deles”, diz Tales de Polli. "Após três anos longe dos palcos e dos nossos fãs, esse era o momento de celebrar e registrar um feito tão único e especial. Vai ficar guardado para sempre na história do Maneva", emenda o vocalista do grupo.
Para o repertório da turnê, os músicos, além de interpretar as faixas de "Mundo novo", propõem ainda uma longa e divertida viagem pela própria trajetória da banda, revisitando canções de sucesso que, com o passar dos anos, transformaram-se em temas de vida. Entre os clássicos que não podem ficar de fora, o guitarrista Felipe Souza cita "Seja para mim, Saudades do tempo, Corre pro meu mar, Daquele jeito e Pisando descalço".
De Polli diz, ainda, que fazer a seleção da set list foi um trabalho delicado e desafiador, pois, para eles, não existem canções mais especiais que outras. “Particularmente, gostamos de todas. Cada uma delas fez parte da nossa história, foi e é importante, seja pela sonoridade, pelo papo ou pelas lembranças. Não conseguimos definir apenas uma como favorita, mas podemos afirmar que esse repertório da nova turnê é o melhor.”
As expectativas dos músicos para a performance na Capital gaúcha estão grandes. Segundo o vocalista do grupo, Porto Alegre é "uma terra" que "amam muito" e que está recheada de um público extremamente fiel. “Ao longo da carreira, já fizemos shows históricos por todo o Rio Grande do Sul, e estar de volta ao Estado nos deixa absolutamente felizes", comenta De Polli. "Queremos a casa cheia para a festa ser boa de verdade! No palco, esperem o melhor de todos nós! Bora pro reggae, pae!”.