Desbravando a dor

Por

Médico, ele escolheu especializar-se no tratamento da mais universal das mazelas que acometem o ser humano. João Marcos Rizzo é coordenador da Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento, criada em 2005 e hoje referência na área. Anestesiologista por formação, com especialização em dor e medicina paliativa, diz que a atividade de consultório, na qual exercita a arte do diagnóstico, seguida pelo desafio do controle da dor específica de cada paciente, é a que mais o instiga em seu trabalho. Dores de cabeça e nas costas são as campeãs no ranking das que levam mais pessoas aos consultórios, segundo ele, que assegura não existirem mais dores intratáveis hoje em dia. João conta que na Alemanha, França, Estados Unidos e Austrália, há avançados centros de estudos sobre o tema, cujas descobertas são reunidas e difundidas pela International Assocation for the Study of Pain (IASP), com quem está sempre sintonizado. Existe uma dor que seja considerada a pior de todas? “Na verdade, a pior é aquela que cada um sente no momento em que está ocorrendo, porque é uma experiência física e emocional desagradável, individual e subjetiva”. O especialista esclarece que, mesmo assim, existe uma classificação que coloca as dores por lesão de nervo (do trigêmeo e pós-herpética, entre outras) como as piores de se suportar. Amante de música desde a infância, João foi trompetista, e gosta muito de fotografia, a ponto de estar decidido a adotá-la como hobby. Ele divide a casa com cinco gatos, todos de rua. “Sou um gatófilo e acredito que se aprende muito convivendo e observando esses animais admiráveis, únicos em seu modo de ser”.
Programa de fim de semana: Caminhadas, DVD em casa, jantar com amigos
Filme: Medianeras: Buenos Aires na era do amor digital
Ator: Ricardo Darín
Atriz: Tilda Swinton
Cantor: Gustavo Ceratti, da banda Soda Stereo
Cantora: Nina Simone
Música: Ritual, da Soda Stéreo
Perfume: Bleu, de Chanel
Hobby: Sport Club Internacional
Esporte: Futebol
Livro que marcou: Os varões assinalados, de Tabajara Ruas
Livro que está lendo: Eu sou Deus, de Giorgio Faletti
Presente que gosta de dar: Sempre o supérfluo
E de receber: Canetas
Viagem que marcou: Austrália
Projeto de viagem: Graceland, em Memphis
Comida preferida: Todas as preparadas por minha mãe italiana
O que não pode faltar na sua geladeira: Queijo
O supérfluo indispensável: Uma boa caneta Cross
Superstição com dinheiro: Nenhuma
Queixa de consumidor: Telefonia celular
Carro: BMW
Sonho de consumo: Ir trabalhar de bicicleta
Um site: www.youtube.com
Símbolo de bom gosto: Os anos 1950
Sinônimo de beleza: Angelina Jolie
Uma mulher pública: Michelle Bachelet Jeria
Um homem público: José Fortunati
Um mestre: Dr. Marcos Aguzzoli
Uma decepção: A partida Inter x Mazembe, em 2010
Mania: Pontualidade
Defeito: Não gostar de sushi
Qualidade: Sinceridade
O que gostaria de ter sabido antes: Que “do seu amor, primeiro, é você quem precisa!”, Gustavo Telles
Receita de sucesso: Saber que nada acontece sem esforço e dedicação
Uma frase: “A vida não é complicada, nós é que somos. A vida é simples e o simples é sempre correto.”, Oscar Wilde
Noite
Nesta sexta-feira, a Pink Elephant comemora dois anos em Porto Alegre. A festa terá o som do Live Vocal de Niles Mason. Para completar o line-up, os residentes Johnnie Pinton e Dutra Vila. Já no sábado a Kiss & Fly promove a sua “Festa Julina”. A noite especial terá como DJ principal Douglas Brandalise, que retorna à casa. Antes, o DJ João Wurth e o residente Lio Krieger fazem o aquecimento da pista.
Propriedade intelectual
Paulo Afonso Pereira autografou mais de uma centena de livros no coquetel em que recebeu amigos e clientes para comemorar os  40 anos de atividades em propriedade intelectual. O coquetel, assinado por suas filhas Mariana e Ana Clara, teve a mão do anfitrião, conhecido pelos patês que prepara pessoalmente. Entre as presenças no evento, Luiz Carlos Mandelli, José Paulo Cairoli, Salete e Bruno Foernges, Analisa de Medeiros Brum e Lirio Piva, Mara Meurer, Léo Iolovitch e Ghunter Staub.
Chá com Mussolini
Uma aula de história e cidadania em meio à cultura e aos temperos italianos. Isso é o que promete o roteiro do próximo Cine Gourmet, que acontece neste fim de semana no Hotel Casa da Montanha, em Gramado. O convidado especial dessa edição será o chef carioca Felipe Barreto, que vem de Recife com a responsabilidade de criar um menu inédito e exclusivo inspirado no filme Chá com Mussolini, de Franco Zeffirelli.