{{channel}}
Amor pela escrita
Ana Luiza Mariano da Rocha Mottin é natural de Porto Alegre, onde se formou em Direito pela Ufrgs, mas passou a infância no interior de São Borja. Ela relata que até os 11 anos não ia ao colégio. Com o pai, aprendia matemática, e com a mãe, as outras matérias. Quando vinham a Porto Alegre, ela tinha aulas particulares. Mudou-se para a Capital para estudar. Como advogada, trabalha com a filha Mariana no escritório Mottin & Mottin Advogados. Ana conta que sua ligação com a literatura começou na infância, com seu pai contando histórias. Onde moravam não havia luz elétrica nem água encanada. “Nas noites de verão, depois do banho no arroio, ficávamos no jardim ouvindo histórias contadas por meu pai. Como se fossem histórias inventadas, conheci Simões Lopes Neto.” Mais tarde, depois de muita leitura, resolveu começar a escrever. Tem poemas, contos e ensaios publicados em revistas literárias e antologias como a Antologia dos Contistas Bissextos, organizada por Sérgio Faraco, e 100 Autores que você precisa ler, com organização de Léa Masina. Como escritora ela utiliza o nome Ana Mariano. Em 2006 publicou seu primeiro livro de poemas, Olhos de Cadela, pela L&PM, obra que foi finalista do Prêmio Açorianos. Em outubro passado, lançou seu primeiro romance - Atado de Ervas, pela mesma editora. A obra, que já está na terceira edição, compõe um grande mosaico da vida campeira, do galpão de estância à sala de jantar, tendo como pano de fundo episódios reais que marcaram o Rio Grande do Sul e o Brasil em meados do século XX.
Programa de fim de semana: Em casa, com a família ou com quem não me obrigue a falar bobagem
Filme: O primeiro nome que me vem é Casablanca, mas vamos ficar nos mais modernos. Gosto da criatividade do estúdio Disney/Pixar. Gosto do novo cinema argentino.
Ator: George Clooney e Anthony Hopkins
Atriz: Fernanda Montenegro e Camila Morgado
Cantor: Paulinho da Viola
Cantora: Maria Bethania
Música: As do Chico, as do Paulinho, as do Vinicius, as do Tom, as do Wisnik, as do Edu, as do Drexler ...
Perfume: White Linen
Hobby: Jardinagem
Esporte: Correr
Livro que marcou: Cem anos de solidão (Gabriel Garcia Márquez), Grande sertão: veredas (Guimarães Rosa), A rosa do Povo (Drummond)
Livro que está lendo: Ana Karenina, de Tolstói, e Dois Rios, de Tatiana Salem Levy
Presente que gosta de dar: Flores
E de receber: Flores, de preferência brancas
Viagem que marcou: Marrocos
Projeto de viagem: Deserto do Atacama e Egito
Comida preferida: Camarão ensopadinho com chuchu
O que não pode faltar na sua geladeira: Água de coco
O supérfluo indispensável: Vinho
Superstição com dinheiro: Comer lentilha na virada do ano
Queixa de consumidor: Os telefonemas do telemarketing
Carro: Blindado
Sonho de consumo: Um(a) gerentão(ona) que administrasse toda a minha vida e me deixasse escrever tranquila
Um site: Não sou muito de sites, mas recomendo o da Panvel
Símbolo de bom gosto: Viver com simplicidade
Sinônimo de beleza: Envelhecer com dignidade
Uma mulher pública: Dilma (por enquanto)
Um homem público: Fernando Henrique Cardoso (também por enquanto)
Um mestre: Meu pai. Resposta clichê, mas verdadeira. Pena que o tive por pouco tempo
Uma decepção: Os olhos fechados do Lula: pior cego é o que não quer ver
Mania: De perfeição
Defeito: Ansiedade
Qualidade: Persistência
O que gostaria de ter sabido antes: Que não era preciso esforçar-me tanto
Receita de sucesso: Esforçar-me tanto
Uma frase: As coisas que não existem são mais bonitas (Manoel de Barros)
Carnaval de Veneza
Um jantar no bistrô As Santas, capitaneado por Taty Russo, marcou a entrega dos kits das patronesses da festa que o Set promove neste sábado, na qual a casa irá embarcar no universo veneziano. O club premium do Litoral gaúcho será todo ambientado com o clima do Carnaval de Veneza. Os kits incluem as máscaras que serão utilizadas pelas belas meninas. O line up será com os DJs Leo Cury, Bellenzier e Diego Callefi. Participação especial da bateria da escola de samba Estado Maior da Restinga.
Esportes
Atlântida recebe neste final de semana a terceira etapa do Matte Leão Surf Festival, ao lado da Plataforma. O evento mescla surf, cultura, educação ambiental e descontração. A competição, que reunirá atletas amadores e convidados profissionais, é disputada por equipes em formato Tag Team. Também no sábado, a Protenis está promovendo o Lagoa do Passo Open de Tênis, o primeiro evento de tênis aberto do Litoral gaúcho. Ele visa a agradar a todos os apaixonados pelo esporte.
Florianópolis
A Day Party irá agitar o domingo de Carnaval numa pousada de frente para o mar de Balneário São Miguel, na Grande Florianópolis, reunindo gente bonita, DJs da cena eletrônica e o melhor do sertanejo universitário. O acesso à festa será por terra ou pelo mar. A estrutura tem camarotes vips, lounges com mesas, bistrô nas piscinas e palco instalado num heliporto sobre o mar. O comando das pick-ups fica por conta dos DJs Mac Ferry, Felipe Moya, Rafael Pigozzi e Aircraft Live Show.