Troféu Cultura Econômica

Por

O Jornal do Comércio promoveu a entrega do Troféu Cultura Econômica para os destaques da literatura de economia e negócios da Feira do Livro de Porto Alegre. A cerimônia de premiação foi realizada no átrio do Santander Cultural, com apresentação de Ana Paula Jung. Mércio Tumelero, diretor presidente do JC, deu as boas vindas aos convidados. Entre as presenças estiveram a secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, o deputado Raul Carrion, a promotora de justiça Mauren Jardim Gomes, o vereador Elias Vidas, o secretário adjunto da Segurança Pública, Rubens Edson Pinto, o presidente da CaixaRS Carlos Rodolfo Hartmann, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Manoel Carneiro e o patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, Carlos Urbim.
O prêmio
Criado em 2004 e com o patrocínio da CaixaRS, o prêmio tem como objetivo destacar livros técnicos e didáticos distribuídos em diversas categorias, como administração, ciências contábeis, comércio exterior, direito, economia, marketing e publicidade e propaganda. O troféu também prestigia uma pessoa de destaque na sua área de atuação e ainda uma editora e uma livraria. As regras do concurso foram aperfeiçoadas nesta nova edição. Um dos critérios adotados foi a credibilidade do autor e a inserção da obra no atual momento político, econômico e social.
Os Premiados
Livro de Marketing: Google Marketing, de Conrado Adolpho Vaz; Livro de Comércio Exterior: Internacionalização de Empresas, de Marcos Amatucci; Livro de Administração Estratégica: Estratégia para Pequena e Média Empresa, de Belmiro Valverde Jobim Castor; Livro de Administração:  Comunicação Organizacional Vols. 1 e 2, de Margarida M.Krohling Kunsch;  Livro de Direito: Propriedade Intelectual, de Fábio Villares;  Livro de Economia: Política monetária, bancos centrais e metas de inflação, de José Luis Oreiro, Luiz Fernando de Paula e Rogério Sobreira. Livro de Contabilidade: Gerenciamento do risco corporativo em controladoria, de Clóvis Luis Padoveze, Ricardo Galinari Bertolucci; Livro de Publicidade e Propaganda: Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário, de João Anzanello Carrascoza; Prêmio Destaque Memória Econômica: Petroquímica Faz História, de Elmar Bones e Sérgio Lagranha; Editora: Campus/Elsevier; Livraria: IsaSul; Homenagem Especial:Waldir Silveira e Prêmio Especial: Jaime Troiano, autor do livro As Marcas no Divã, da Editora Globo.