IBM, uma empresa de projetos

Por

Três perguntas para Steve DelGrosso, diretor do Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos da IBM
1 - A IBM mudou sua orientação de negócios na virada do século, e parte dessa mudança é o plano de ser essencialmente baseada em projetos. Como foi isso?
Steve DelGrosso - Embora tenhamos sempre pensado em alternativas para otimizar o trabalho da companhia, a transformação ganhou força com a criação do Centro de Excelência, em 1996. Dois anos depois, Lou Gerstner (CEO da IBM na época) definiu que teríamos que nos tornar uma empresa 100% de projetos. Trabalhamos nisso até hoje.
2 - Como a IBM estrutura a sua operação para gerir os projetos?
DelGrosso - Nos apoiamos em sete chaves que norteiam a composição dos projetos. Essas chaves envolvem as noções de cronograma, escopo, time, benefícios, riscos, envolvimento dos acionistas e entregas. A partir disso, agilizamos a comunicação entre as equipes e seus gestores, melhorando a execução.
3- Hoje em dia, como está a Big Blue no caminho de ser 100% baseada em projetos?
DelGrosso - Estabelecemos três fases para atingir esse objetivo e já completamos duas. Primeiro, definimos e treinamos os gerentes de projetos. Depois, estabelecemos os métodos e ferramentas. O terceiro passo é inserir todos os profissionais da empresa a colaborar dentro desse workframe. Parece contraditório, mas acho que essa terceira fase nunca será completada. Sempre estamos aperfeiçoando, adotando novos processos ágeis e experimentando para otimizar os projetos.
Datacom faz modems para Vivo
A Datacom começou a fabricar modems ADSL para a Telefonica/Vivo em sua fábrica de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. É uma notícia importante: é a primeira vez que se viabiliza a produção desse tipo de equipamento em alto volume fora da China. Para atender à demanda inicial de 50 mil produtos por mês, a Datacom investiu em uma nova linha de produção e na contratação de 150 funcionários, elevando o número total de colaboradores para 820. Inaugurada no final do ano passado, a fábrica de Eldorado tem 11 mil metros quadrados e custou R$ 40 milhões.
Setor de TI na Exame PME
Cinco empresas do setor de TI do Rio Grande do Sul foram listadas no ranking 250 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que mais cresceram no Brasil entre 2010 e 2012, divulgado pela Revista Exame. Elas foram: Teevo (Caxias do Sul, 12º), Delta Easy Solutions (Porto Alegre, 99º), Altus (São Leopoldo, 109º), Constat (Porto Alegre, 196º) e Digistar (São Leopoldo, 235º). As 250 empresas reunidas na lista somaram receitas líquidas de R$ 14 bilhões em 2012, crescimento conjunto de 16% em relação ao ano anterior. Confira mais detalhes e a lista completa: http://abr.ai/12bfQtN.
Sobe: Procergs
Criado pela empresa, o sistema Abordagem Móvel de Veículos (ABM) foi o grande vencedor da 12ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico.
Desce: LinkedIn
Pelo menos entre altos executivos do Sul, a rede não está com essa bola toda. Só 15% deles colocam as informações completas nos seus CVs virtuais, aponta pesquisa da Mapper.
Agenda
  • 16/9 - Reunião-almoço Sinduscon/RS - O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, apresenta o parque Canoas da Inovação. Às 12h30min, na sede da entidade (av. Augusto Meyer, 146). Reservas pelo (51) 3021.3440.
  • 824/9 - Panorama Softsul - Claudio Mazzola, coordenador de inteligência tecnológica da Clarke, Modet & Co Brasil de São Paulo, fala sobre inovação, inteligência competitiva e propriedade intelectual. Das 16h às 18h. Inscrições online: www.softsul.org.br.
Mercado de Trabalho
  • Meta - Arquiteto/Desenvolvedor AX. Nível pleno/sênior com experiência em Dynamics. Imprescindivel sólida vivência com X++. Desejável SQL Server 2005/2008. CVs com pretensão salarial para bianca.beloqui@meta.com.br
  •  Tivea - Webdesigner. Photoshop, Fireworks, Illustrator e CorelDraw. Linguagens: HTML, CSS e JavaScript. CVs: rh@tivea.com.br.
  • Com a colaboração de Gláucia Civa, Leandro Souza e Juliana de Brito.