Pesquisas na berlinda

Por

Como em 2012, os institutos de pesquisas podem ser alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por conta dos erros cometidos neste ano. Os parlamentares não estão felizes com a distância entre o que foi indicado nas pesquisas e o que realmente aconteceu na urna. “Errar em pesquisa de boca de urna é sinal de incompetência e de descrédito. Eu acho que o Congresso Nacional tem que reavaliar o papel das pesquisas, a necessidade ou não das pesquisas, porque elas acabam direcionando ou criando, muitas vezes, alternativas que não são do interesse do eleitor”, afirmou o deputado federal José Stédile (PSB).
A reclamação com os institutos de pesquisa é permanente. Em 2011, logo após o pleito que elegeu Dilma Rousseff (PT), deputados debateram na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara punição a institutos que fraudem os resultados. Já o Senado aprovou, no ano passado, projeto de lei da senadora Ana Amélia (PP) que regulamenta a impugnação de pesquisas. “A intenção é botar ordem na bagunça que é a realização de pesquisas, principalmente no interior do País”, afirmou a senadora na época. A própria Ana Amélia foi vítima de erro de pesquisa na corrida ao governo gaúcho neste ano. Apontada como favorita pelos institutos, amargou um terceiro lugar e ficou de fora do segundo turno.
Fronteiras do ebola
O prontuário de um único imigrante que, se não fosse a suspeita do vírus ebola, teria passado despercebido, chegou à alta cúpula do governo federal e ao Congresso Nacional. “Na questão de diagnóstico, de controle, eu confio nos técnicos do Ministério da Saúde. Mas as fronteiras vão continuar abertas, completamente abertas, irresponsavelmente abertas”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado federal Darcísio Perondi (PMDB). Souleymane Bah, 47 anos, chegou ao Brasil de Conacri, capital da Guiné, ainda em setembro, pedindo asilo as autoridades brasileiras. Desceu no aeroporto de Guarulhos, foi para a cidade paranaense de Cascavel, sentiu febre e foi para a Unidade de Pronto Atendimento do município. Ao dar entrada, virou o centro das atenções do País, em meio ao um monte de crises no governo. Bah veio de Guiné no meio do maior surto de ebola já registrado e, desde o primeiro momento, foi suspeito de ter a doença que já matou mais de 4 mil pessoas no continente africano.
Quase um recorde
Se o senador Pedro Simon (PMDB) tivesse vencido as eleições, ele teria se igualado a José Sarney (PMDB-AP) no recorde de mandatos. Simon está no Senado há quatro mandatos, e Sarney há cinco. Por quatro mandatos (1978, 1990, 1998 e 2006), os dois estiveram juntos no Senado. A diferença é que Sarney é senador desde 1970 e Simon desde 1978.
Curta
O deputado federal Nelson Marchezan Jr. (PSDB) pediu ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves, informações sobre o impacto financeiro de projeto de lei que aumenta o período de concessão do salário-maternidade em caso de parto antecipado.