Piores escolas

Por

O resultado por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou quais foram os melhores e os piores estabelecimentos de ensino do País em 2009. As quatro escolas que tiveram as menores notas no Rio Grande do Sul foram: Cruzeiro do Sul, em São Lourenço do Sul; São Luiz Gonzaga, em Veranópolis; Brigadeiro José da Silva Paes, em Rio Grande; e Paulo Freire, em Santo Cristo. Essas quatro estão entre as 500 piores do Brasil que obtiveram notas tão baixas.
Melhores escolas
O Rio Grande do Sul não tem nenhuma escola entre as 30 melhores do País. O melhor do Estado é o Colégio Sinodal, em São Leopoldo, que obteve a 32ª melhor média do País, seguido pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (62ª), Colégio Mutirão de Caxias do Sul (129ª) e Colégio Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata (146ª).
Portos e aeroportos da Copa
O ministro do Esporte, Orlando Silva, assinou ontem termo aditivo que trata de investimentos em portos e aeroportos. Serão aplicados R$ 5,5 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para aeroportos e R$ 740,7 milhões para ampliação e modernização dos terminais portuários de Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). “A medida dará condições para que as cidades possam contratar mais financiamentos, sobretudo, para o Rio de Janeiro, que sediará as Olimpíadas de 2016”, esclarece o ministro. A assinatura do termo é uma resposta clara do governo aos estudos recentes que apontam problemas nos portos e aeroportos para a realização destes eventos esportivos.
Pampa patrimônio nacional
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) votará, no dia 4 de agosto, o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT) que inclui o Pampa entre os biomas que são patrimônios nacionais. Não se trata apenas de um ato simbólico. Com o reconhecimento por lei do Pampa como um dos biomas a serem protegidos, será possível obter financiamento de organismos internacionais para projetos de preservação. Atualmente, a Constituição menciona apenas a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.
Concessões aprovadas
Ainda na CCJ, foram aprovadas 14 novas concessões de radiofusão no Rio Grande do Sul. Empresas de radiofusão de Paim Filho, Viadutos, Ciríaco, Vila Maria, Capela de Santana, Alegria, Vicente Dutra, Catuípe, Três de Maio, Passo Fundo, Osório, Farroupilha, Nova Bréscia e Taquari tiveram as concessões aprovadas ou renovadas. Agora, as propostas serão encaminhadas ao Senado.