Nunca antes na história

Por

Dados de junho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que este foi o melhor mês dos últimos 20 anos na Capital gaúcha. Somente em Porto Alegre, no mês passado, foram criados 5,6 mil empregos. Melhor ainda, de todos estes empregos, um percentual ínfimo foi criado pela administração pública.

Boa parte dos novos empregos foi no setor de serviços, indústria de transformação, construção civil, comércio, indústria extrativa mineral e serviços industriais de utilidade pública. Em todo o Estado, o único setor que demitiu trabalhadores foi a agropecuária.

Mapa do emprego no Estado

Em 61 cidades gaúchas com mais de 30 mil habitantes, em 21 houve mais demissões do que admissões. Os piores resultados foram, respectivamente, em Santa Cruz do Sul, Vacaria e Alvorada. Os municípios que mais contrataram e menos desligaram funcionários foram Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Demissões em Santa Cruz do Sul

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Sul, Jair Jasper, explica que as demissões foram causadas pelo período de entressafra e que em agosto o resultado deve ser ainda pior. "Essas foram as demissões dos safristas, que são normais nessa época do ano. Mês que vem vai ter números mais acentuados", disse Jasper. "Na média anual, estamos criando vagas", completa o secretário.

Ralator para Paulo Roberto

O deputado Chico Alencar (P-Sol-RJ), que é o novo relator do processo que tramita desde junho contra o deputado Paulo Roberto Pereira (PTB) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, adianta que, na prática, não haverá medida punitiva. "Não há punição nenhuma. Como o processo é contra o parlamentar e o deputado Paulo Roberto Pereira não vai se candidatar, o processo acaba impreterivelmente no ano que vem", explica Chico Alencar (foto). O petebista gaúcho é acusado de manter dois funcionários fantasmas em seu gabinete e vender passagens aéreas da cota parlamentar.

Terra contra as drogas

Aperfeiçoar a legislação que criou o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. A ideia foi apresentada pelo deputado Osmar Terra (PMDB). "Precisamos de medidas que aprimorem a atenção ao usuário de drogas e determinem a elaboração de uma classificação das drogas que seja mais inteligível e útil sob os pontos de vista operacional e penal", explica o parlamentar.

Curtas

• O empresário gaúcho Ademar Kehrwald, condenado a três anos e nove meses de prisão por crimes contra o sistema tributário, entrou com habeas-corpus no Supremo Tribunal Federal (STF).

• "Contestação do MP à minha candidatura é risível. Qualquer estudante de Direito de 3º semestre já aprendeu que a pena não pode retroagir", protestou, no Twitter, o deputado Pompeo de Mattos (PDT), sobre o pedido de impugnação desta semana.