Vazamento será investigado

Por

A Procuradoria-Geral da República divulgou que o Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul pediu que sejam apuradas as causas do vazamento de óleo no Litoral Norte gaúcho, ocorrido em abril, e os danos ambientais que foram registrados na região costeira entre Cidreira e Imbé. A procuradoria solicitou instauração de inquérito e realização de diligências da Polícia Federal.
CRT a preço de banana
“A Vale foi vendida por irrisórios US$ 4 bilhões, o mesmo valor, por exemplo, da companhia telefônica gaúcha”, declara o senador Pedro Simon (PMDB), que fez um breve histórico sobre as privatizações brasileiras, em pronunciamento nesta quinta-feira, motivado por denúncias de irregularidades no leilão para a construção da hidrelétrica de Belo Monte.
Fogo amigo do PDT
“Não posso ouvir o líder do PDT desfilar nesta tribuna dizendo que a prioridade do governo Lula é pagar juros e engordar banqueiros”, protestou, o deputado Fernando Marroni (PT), se referindo ao discurso de Dagoberto (PDT-MS). “Não posso entender que um aliado nosso tenha o mesmo discurso da oposição”, indigna-se Marroni.
Anistia dos camponeses do Araguaia
O deputado Pompeo de Mattos (PDT) convidará o advogado-geral da União e o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para prestarem esclarecimentos sobre o processo que suspendeu os efeitos das anistias concedidas a 44 camponeses do Araguaia. O pedetista também quer ouvir João Henrique Nascimento de Freitas, responsável pela ação popular que suspendeu as 44 anistias.
Verba para atingidos pelas enchentes
O deputado Afonso Hamm (PP) sugeriu aos ministérios da Integração Nacional e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a edição de uma medida provisória emergencial para destinar R$ 50 milhões para combater e amenizar os prejuízos ocasionados pelas enchentes ocorridas em novembro e dezembro. “É um novo começo, bem como a amenização dos inúmeros problemas de infraestrutura na área urbana”, define o parlamentar. O prefeito de Pinhal, Sérgio Valentim Tres, que esteve em Brasília para solicitar a liberação de recursos ministeriais para os agricultores atingidos pelas enchentes, ainda enumera as perdas na lavoura. “Em Pinhal, perdemos 50% da safra de novembro”, lamenta o prefeito. “O município já recebeu parte dos recursos para os agricultores, mas ainda precisamos vencer uma parte burocrática”, analisa Sérgio Valentim Tres. Além das reuniões no Mapa, o prefeito esteve no Ministério da Educação, buscando a construção de uma creche, e no Ministério do Trabalho, para viabilizar galpões de geração de emprego e renda.
Curtas
• O deputado Professor Ruy Pauletti (PSDB) quer informações dos ministros do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre a execução do orçamento de 2009.
• Aumentar a multa em sete vezes e estabelecer apreensão e remoção dos veículos dos motoristas que dirigirem alcoolizados. O projeto de lei foi apresentado pelo 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT).
• O deputado Luis Carlos Heinze (PP) solicitou a designação dos membros da Comissão Especial criada para analisar o acordo entre Brasil e Argentina sobre localidades fronteiriças vinculadas.