O brechó de moda sustentável na Vila dos Herdeiros, em Porto Alegre

Por Bruna Suptitz

Resíduos recicláveis - o "lixo seco" - viram moeda de troca por roupas, calçados e até eletrodomésticos
“Moda Sustentável” é o bem-sucedido projeto de educação ambiental criado pelas gurias da SDV Reciclando, grupo de mulheres que trabalha na coleta e triagem de materiais recicláveis na Vila dos Herdeiros, Zona Leste de Porto Alegre. O grupo foi organizado há quatro anos pelas irmãs Stefani “Bibi” e Paula Guedes . O brechó de moda sustentável é realizado uma vez por mês, no terreno do galpão. “Foi Deus” que inspirou as irmãs, elas contam.
Irmãs Stefani "Bibi" e Paula Guedes mobilizam mulheres da comunidade. Foto: Reprodução Facebook/Divulgação JC
Funciona assim: na semana que antecede a atividade, a comunidade é convidada a levar seu “lixo seco” - os resíduos recicláveis - e trocar por um vale; no dia do brechó, o vale é trocado por produtos que chegaram lá por doação e até mesmo o que é encontrado nos sacos de lixo, mas está em bom estado e pode ser aproveitado.
O que mais tem é roupa e calçados, e já teve quem trocou seus vales por microondas e cafeteira. A SDV, além de mobilizar as mulheres da comunidade para o trabalho, também fortalece essa rede através do brechó, oportunidade para muitas adquirirem coisas que não teriam acesso por falta de dinheiro.

Leia também: Catadores de rua terão anistia das multas em Porto Alegre