Indústria de máquinas pesadas

Por

Empresas gaúchas de grandes máquinas para construção pesada estão se preparando para participar de feira em São Paulo. O Grupo alemão Wirtgen, que tem a unidade Ciber em Porto Alegre, apresentará quatro novidades voltadas para a construção e manutenção de estradas na M&T Expo 2015 – 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos, em junho. Serão pavimentadoras e compactadoras. Já a empresa gaúcha Ticel Equipamentos lançará sua nova usina de asfalto compacta. Haverá um seminário sobre soluções inovadoras de engenharia e de equipamentos para mineração e outro sobre a construção de túneis. Além de alta tecnologia, haverá muita conversa sobre os reflexos dos ajustes do governo federal nas grandes obras previstas para o País.
Impostos
A presidente da República, Dilma Rousseff, tem sobre sua mesa duas propostas de criação de novos impostos, ambos defendidos pelo PT: o sobre heranças e o sobre dividendos de aplicações no mercado de capitais. O setor empresarial é contra.
Recuperação judicial
A recuperação judicial, bastante comentada em momentos de crise, já que se trata de uma medida para evitar a falência de uma empresa, quando ela perde a capacidade de pagar suas dívidas, não é a única alternativa. Quem diz isso é a advogada-coordenadora da Área de Recuperação de Empresas da Scalzilli.fmv Advogados & Associados, Gabriele Chimelo. Existem outras soluções modernas de gestão de crise. Gabriele, que também é vice-presidente da Comissão de Falências e Recuperação Judicial da OAB/RS, defende a gestão da crise, com participação de credores e mudanças internas na estrutura da empresa, sem necessidade da recuperação judicial, que deve ser o último recurso.
Cerveja
Vai acontecer entre os dias 6 e 8 de agosto, em Porto Alegre, o Congresso Brasileiro de Cervejas Artesanais, a Bier Art Brasil 2015. O evento é destinado a profissionais e aos iniciantes que buscam mais informações sobre o universo cervejeiro. Organização da MR Branding Eventos, no Centro de Eventos Quality Hotel. Inscrições em: www.bierartbrasil.jimdo.com.
Subway
A nova loja do sanduíche Subway no aeroporto Salgado Filho é a primeira no modelo Metro, adotado pela empresa no mundo. Foi implantada pela Planobase Lubianca.
Triunfo
A Triunfo Concepa migrou de um data center tradicional para a nuvem Azure, da Microsoft, toda a infraestrutura de hospedagem de seu website e aplicativo móvel para acompanhamento de tráfego nos 121 quilômetros de rodovias administradas pela concessionária no Rio Grande do Sul. O novo sistema, conduzido pela NGXit, empresa de Porto Alegre, vai acabar com a indisponibilidade de acesso ao site e aplicativo, especialmente em períodos de pico, como grandes feriados, quando grande quantidade de usuários das rodovias consulta as condições do trânsito com muita frequência.
Engenheiros
Os engenheiros que acreditam que a situação vai ficar difícil em consequência dos maus momentos da indústria da construção poderão ir para a Marinha. Estão abertas as inscrições para o concurso público do Corpo de Engenheiros da Marinha. São 60 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos, com menos de 36 anos e que já tenham concluído ou estejam no último período da faculdade. Inscrições em www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
O Dia
  • Começará, na Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, curso para Formação de Auditores Internos da ISO 9001:2008.
  • Às 9h, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc receberá autoridades, entidades parceiras e imprensa para o lançamento estadual do Dia do Desafio 2015, no Teatro Sesc (avenida Alberto Bins, 665). O Dia do Desafio será dia 27.
  • Reunião do Comitê em defesa do aeroporto Salgado Filho, às 9h30min, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
  • O Sindiatacadistas realizará o curso Sped contábil e ECF, o que fazer no lucro presumido, com Daisy Mara Marques Machado, na avenida Júlio de Castilhos, 440 – 14º andar. Inscrições em www.sindiatacadistas.com.br.
  • Liderança de equipes será o tema de encontro, às 8h, no Sindimetal, no Centro das Indústrias, rua José Bonifácio, 204, 4º andar, São Leopoldo, com palestra do jornalista Daniel Muller.
  • Abertura da 15ª Exposupermercados, às 9h, no hotel Milão, na avenida Assis Brasil, 7.675. Continuará amanhã.
  • O Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários, do Sindicato das Indústrias de Material Plástico-RS promoverá o Diálogos Tributários, com os advogados Rafael Borin e Kalinka Bravo, em almoço, na Fiergs, às 12h.
  • O desembargador Luiz Felipe Brasil Santos vai falar, às 12h, no Instituto dos Advogados do RS. Sobre Direito de Família.
  • O consultor técnico em reciclagem de resíduos e ex-integrante de cooperativa de reciclagem em Dois Irmãos, Roque Spies, será palestrante no Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos, às 14h, no Teatro do Bourbon Country, a convite da Braskem.
  • Nesta terça-feira, assembleia geral da campanha salarial 2015/2016 do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil. Na sede do Sticc (rua Olavo Bilac, 15), às 17h.
  • Comemoração dos quatro anos da Hemb com lançamento da coleção West Coast João Pimenta, com a presença do estilista mineiro, coquetel e show de Ramiro Macedo, às 18h, na rua Anita Garibaldi, 600/103.
  • Cassel fará palestra como usar gestão estratégica para pagar menos tributos, às 18h30min, na rua Ítalo Victor Bersani, 1.134, em Caxias do Sul.
  • Melissa Cândido, coordenadora de hospitalidade da Santa Casa de Porto Alegre, fará palestra sobre gerenciamento de leitos, no Congresso de Hotelaria Hospitalar, em São Paulo.