Que fim levou o projeto Cais Mauá?

Por

Já há pouca crença entre a população de Porto Alegre que a decantada revitalização do Cais Mauá sairá um dia do papel. Desde que o consórcio que ganhou a concessão entrou na posse do espaço, absolutamente nada aconteceu. A ideia era transformar a área em uma âncora de lazer e negócios para os gaúchos, mas, definitivamente, nada saiu do papel. Claro, não dá para deixar de registrar que, durante a Copa do Mundo, ocorreu ali uma feirinha de comidinhas. Muito pouco para quem espera desde 1980 pela revitalização e valorização da área, com bares, restaurantes, bancos e outros serviços. Consta que o problema agora são as compensações que a prefeitura cobra e que a empresa não quer ou não pode pagar. Enquanto isso, em pouco mais de um ano, a Cais Mauá do Brasil já trocou três gestores. O anterior, André Albuquerque, chegou a flertar com a imprensa, abrindo as portas do projeto. Agora, é só silêncio.
Soja
Apesar de algumas dificuldades econômicas, que obrigaram a diminuir as perspectivas de crescimento econômico, a China continuará sendo um bom parceiro dos produtores de soja. Pretende comprar 74 milhões de toneladas do produto na safra futura.
Fante cresce
A indústria de bebida Fante, de Flores da Cunha, projeta crescimento de 21% este ano, alcançando faturamento de R$ 160 milhões. O incremento de R$ 28 milhões sobre o resultado de 2013 é comemorado, sobretudo porque 2014 é um ano de estagnação econômica no País. “Seguimos nosso planejamento estratégico e assim conseguimos manter o nível de evolução projetado mesmo com um cenário difícil”, informa o diretor Júlio Fante. A comercialização crescerá de 25 milhões para 30 milhões de garrafas de vodka Rajska, uísque Black Stone, vinhos e sucos de uva Quinta do Morgado e vinhos finos Cordelier, adquirida, em 2010. A exportação é responsável por 4% do faturamento da Fante, com 100 mil caixas enviadas à República Dominicana, Haiti, Uruguai e Paraguai, segundo o diretor.
Sem sódio
Uma boa notícia para os hipertensos: a Anvisa acaba de aprovar uma nova categoria de alimento funcional: o bio salgante. O produto, desenvolvido pela Matrix Health, promete ser o substituto do sal de cozinha, salgando as refeições, porém com 0% de sódio. Por não conter sódio em sua composição, o Bio Salgante é indicado para todas as pessoas, principalmente os hipertensos - uma vez que ele ajuda na manutenção da pressão arterial. A Unifesp realizou um estudo científico que comprova os resultados. Por enquanto, as vendas são somente no site www.biosalgante.com.br.
Obesidade
Porto Alegre não só é a capital com o maior número de obesos do País, como o Rio Grande do Sul é o estado onde mais se faz operação de redução de estômago para combate ao problema. No Brasil, são realizadas 80 mil cirurgias anualmente, 50 mil delas no Rio Grande do Sul. A informação é de Bianca Tessele, presidente da Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos, que anuncia para a hoje a votação, na Câmara de Vereadores, de projeto do vereador Dr. Thiago Duarte que dispõe sobre descontos, opções de meia porção e buffet a quilo para os operados bariátricos.
Nota Superpremiada
O secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, e o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, apresentarão, amanhã, às 14h15min, a campanha Nota Superpremiada, na sede da Agas, na rua Dona Margarida, 320. A promoção vai complementar a já exitosa Nota Fiscal Gaúcha em busca da consciência fiscal dos consumidores. O secretário ganharia o aplauso do povo se desenvolvesse um sistema que avisasse os ganhadores sobre o prêmio na Nota Fiscal Gaúcha.
Vagas
A empresa RM Telecom, que presta serviços de instalação e manutenção de linhas telefônicas e de internet à operadora Oi, está selecionando colaboradores para 139 vagas. É preciso ter Ensino Médio, carteira de motorista e, preferencialmente, carro próprio. Informações em  selecao.rs@rminfraestrutura.com.br/documentosadmrm@gmail.com.
DM9Sul
A DM9Sul conquistou a conta da Senior, desenvolvedora de sistemas de gestão. A agência ficará responsável pela estratégia de comunicação da empresa.
Aumento
Os metalúrgicos de Gravataí negociaram com o sindicato patronal e conseguiram reajuste salarial de 8% (incluindo a inflação). O diretor do sindicato, Valcir Ascaris, comemorou que “o aumento representa um número 26% maior do que a inflação”.
O Dia
  • Nailê Santos e Cintia Marques, dirigentes do Shopping Iguatemi, receberão a imprensa, às 8h30min, para apresentar a decoração de Natal.
  • Os procuradores municipais de Porto Alegre Sylvio Roberto Correa de Borba e Alexandre da Fontoura Dionello foram eleitos presidente e vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre.
  • Álvaro Pereira foi reeleito presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapiranga.
  • A designer Aline Haluch, do Rio, falará sobre processo criativo, às 10h, na ESPM, na rua Guilherme Schell, 268.
  • O Patrono da 60ª Feira do Livro, Airton Ortiz, será o palestrante do Tá na Mesa, na Federasul, às 12h.
  • A CFL e as Voluntárias pela Vida lançarão, em coquetel, o livro de Guga, às 19h, na Casa NTX. Cada exemplar vendido terá o dobro do valor doado para construção de nova UTI pediátrica no Hospital Santo Antônio. Guga estará lá. Produção da Inventa Evento.
  • Às 18h, o Master Premium Grande Hotel vai inaugurar o bar Dez Setenta, com encontro literário com o jornalista, escritor e patrono da 49ª edição da Feira, Walter Galvani.
  • A companhia Gallo fará lançamento de novo azeite,  às 19h, no Le Bateau Ivre, na rua Tito Livio Zambecari, 805.
  • O Translab traz o diretor do Protein Lab (Santiago, Chile), Héctor Torres, para seminário sobre tecnologias da informação e comunicação, às 19h30min, na ESPM-Sul, entrada franca.
  • Jantar de abertura do 1º Congresso Brasileiro do Plástico, às 20h, na Casa Vetro (rua Veríssimo do Amaral, 150), com a Orquestra Plástica do Neojiba, patrocínio Braskem. O congresso do Simplás, Simplavi e Sinplast, será na Fiergs, amanhã.