Participação local

Por

A participação das empresas locais nos fornecimentos para o projeto de expansão da Celulose Riograndense, em Guaíba, já atingiu R$ 1,6 bilhão. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos do Rio Grande do Sul, Hernane Cauduro. É fruto da criação do programa Desenvolve RS. “A capacidade de mobilização de várias entidades empresariais e do governo permitiu que as indústrias gaúchas participassem com uma fatia deste importante investimento até então considerada inimaginável”, disse Cauduro. A previsão original era de contratação de R$ 650 milhões junto a fornecedores locais.
Safra 2014
Dezesseis especialistas em vinhos, nacionais e internacionais, e mais de 850 enófilos estarão reunidos, sábado, em Bento Gonçalves, participando da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos, organizada pela Associação Brasileira de Enologia. Provarão, às cegas, 16 vinhos selecionados por mais de 120 enólogos que degustaram os principais produtos desta safra. Ao final do encontro, serão divulgados os nomes de 30% das amostras consideradas as melhores de 2014.
Hamburgueria 1903
O Grêmio inaugurou, nesta quinta-feira, a primeira Hamburgeria 1903, na Rua dos Andradas, 1.079. O projeto é constituir uma rede de lancherias.
Rédeas de Ouro
O Campeão do Rédeas de Ouro 2013, Maximiliano Conceição, está pronto para defender seu título, sábado, no Centro Hípico Querência, avenida Juca Batista, 9.622, Zona Sul de Porto Alegre. Montará novamente F5 Licurgo Tapajós.
Isabela
Fundada por quatro amigos, entre eles Moysés Luiz Michelon, na antiga Colônia Dona Isabel, na Serra Gaúcha, a fábrica de massas e biscoitos Isabela comemora 60 anos. Hoje, a indústria pertence ao portfólio de marcas da M.Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, sediada em Eusébio (CE). A M.Dias Branco produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. A fábrica da Isabela continua em Bento Gonçalves.
Tonin
A indústria de malas, bolsas e acessórios Tonin, de Farroupilha, está distribuindo a revista Tonin a Milano, com o visual imponente e charmoso da famosa cidade italiana que serviu de moldura para a modelo Delia Sievers mostrar a coleção primavera-verão 2014-2015 da companhia. As fotos são de Andrei Cardoso. Mario Tonin, presidente do Grupo Tonin, e Bruna Tonin, designer dos produtos, informam que a campanha destaca a mulher que alia moda, charme e atitude.
Para o Uruguai
A Marcopolo, de Caxias do Sul, fornecerá 207 ônibus urbanos para a Companhia Uruguaia de Transportes Coletivos S.A. – principal empresa do segmento no Uruguai. O novo negócio, com 203 unidades do modelo Torino e quatro do Ideale 770, constitui-se em uma das mais importantes vendas realizadas nos últimos anos pela empresa na América do Sul.
Cerveja
A cervejaria Abadessa, que só tem três fabricantes no mundo, trouxe ao Brasil a cerveja Gose, criada no século XIV e feita com malte de trigo, sal, coentro e ácido lacto. O estilo, proveniente da cidade de Goslar, na Alemanha, é um dos mais peculiares e antigos que existem. Sua história de mais de 1000 anos é cheia de mistérios, que envolvem bruxas e rituais pagãos da região. O mais antigo registro escrito existente de uma gosebier é de 27 de março de 1397, no Monastério de Ilsenburg, na Alemanha. O empresário paulista Roberto Rodrigues Junior, que a apresentou em seu restaurante Quick Pizza, sugere-a como bom acompanhamento para uma pizza de javali.
O Dia
  • O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues fará palestra sobre o agronegócio como propulsor do desenvolvimento brasileiro, em café da manhã, sexta-feira, às 8h, no hotel Sheraton, para o Lide Sul, presidido por Gustavo Ene.
  • Atos empresariais na mira das leis de lavagem de dinheiro e anticorrupção será tema do advogado criminalista Marcos Eberhardt, sexta-feira, às 9h, no Sescon-RS, na rua Augusto Severo, 168.
  • A Néktar Design comemora 10 anos, sexta-feira, na Fluxo – Escola de Fotografia Expandida, com Paula Langie, sua diretora.
  • Almoço da revista Voto, com Elaine Harzheim Macedo, ex-presidente do TRE, Elisabeth Mazero Machado, professor da ESPM Sul, e jornalista Guilherme Baumhardt, sobre cotas de gênero e a participação da mulher na política, sexta-feira, às 12h, no hotel Sheraton.
  • O chefe do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Gabriel Blacher Grossman, participará, do 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Brasília.
  • O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RS, Abdon Barretto Filho, coordenará almoço, sexta-feira, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria, sobre o Dia Mundial do Turismo.
  • O CRA-RS promoverá o 8° Seminário de Administração na Saúde, sexta-feira, às 13h30min,  no Hotel Continental.
  • A veterinária Fabiana Farah, coordenadora de Carnes e Aves do Grupo Pão de Açúcar, falará, às 14h, sexta-feira, na IX Jornada Nespro, na Faculdade de Agronomia da Ufrgs.
  • A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageará o jornalista Flávio Tavares, sexta-feira, às 17h, com o titulo de Cidadão Honorário de Porto Alegre, proposto pelo vereador Pedro Ruas (P-Sol).
  • Jantar de comemoração dos 170 anos da Câmara de Comércio de Rio Grande, sexta-feira, em Rio Grande.
  • Sábado, a 37ª edição dos Jogos da Primavera Unificado, na Sede Campestre do Sesc-RS.
  • A Unicred Porto Alegre levará cerca de 200 funcionários a correr, sábado, no Velopark, em Nova Santa Rita.
  • Noventa anos da Fruki, sábado, às 19h, no Clube Tiro e Caça, em Lajeado.
  • Sáloa M. Neme da Silva oferecerá recepção à embaixadora Leda Lúcia Camargo, que chega, sexta-feira, a Porto Alegre, vinda de Estocolmo.
  • Domingo, em Uruguaiana, às 10h, leilão da GAP Genética, com Angus, Brangus, Hereford e Braford e cavalos crioulos, na Estância São Pedro.