Aproveitamento das florestas

Por

Os produtores rurais de vários municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul, que plantaram vastas áreas com florestas, na expectativa de fazer bons negócios com a fábrica de celulose da Votorantim, que acabou não sendo construída, e, agora, não sabiam o que fazer com as árvores, já em idade de corte, têm uma nova esperança. Está prometido para abril de 2015 o início das obras de um projeto que vai dar destinação a esta matéria-prima, uma fábrica de pellets de madeira (biocombustível elaborado com serragem em pequenos grânulos para queimar), inicialmente, que também pode evoluir para a produção de etanol celulósico e 50 MW de energia elétrica. De acordo com empreendedores do município de Pinheiro Machado, como Eduardo Seronni, que trabalha com madeiras, o projeto Finagro, no valor de US$ 220 milhões, está em fase de preparação da documentação para ingressar na Fepam.
Florestas II
O levantamento feito pela indústria mostra que, naquela região, existem 48.899,23 hectares plantados com eucaliptos, 34.918,44 ha com acácia e 13.796,56 ha com pinus, madeira suficiente para iniciar o projeto. As florestas estão espalhadas por 23 municípios: Jaguarão, Herval, Pedro Osório, Arroio Grande, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Cerrito, Capão do Leão, Morro Redondo, Pelotas, Arroio do Padre, Turuçu, São Lourenço, Canguçu, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Bagé, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Encruzilhada do Sul e Amaral Ferrador. A produção de 600 mil toneladas/ano de pellets teria como destino a Europa.
Uso do aço
O uso do aço é fator de sustentabilidade na construção civil, pois constitui-se em um dos materiais mais recicláveis do mundo, além de provocar menor consumo de água e gerar menos resíduos nas obras. A avaliação foi feita pelo engenheiro André Dias, da Gerdau, no debate Construções Inteligentes e Sustentáveis, promovido, ontem, pela Sociedade de Engenharia-RS em parceria com o Sinduscon-RS. Entre as vantagens, disponibilidade de matéria-prima, facilidade e flexibilidade de utilização, rapidez das obras e a possibilidade de vencer grandes vãos com elementos mais esbeltos. A Gerdau está desenvolvendo projeto visando ao emprego do aço em obras do programa Minha Casa Minha Vida. O diretor do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum, engenheiro Claudio Teitelbaum, apresentou a experiência da empresa com a aplicação das diretrizes de certificação LEED em seus empreendimentos. O presidente da Sergs, Hilário Pires, informou que a entidade dará sequência aos eventos focados na sustentabilidade. Está previsto evento voltado para a área de automação.
TRI
Em 2013, foram habilitados 201.437 idosos a usar o cartão do TRI com isenção de pagamento de ônibus urbano em Porto Alegre. O número está no relatório sobre o desempenho do setor que começou a ser distribuído pelo presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) de Porto Alegre, Cláudio Porto.
Suínos
A carne suína participará, em seu terceiro ano, da Vitrine da Carne Gaúcha, durante a 37ª Expointer. Ao lado das demais, mostrará os principais cortes e usos na panela. No centro de convívio dos criadores, haverá eventos como a Noite das Feijoadas (dia 2) e a Noite da Paella com Carne Suína (dia 4).
Novo tratamento
É cada vez maior a procura por clínicas que reúnem atendimento de beleza e saúde. A Clínica Leger, que funciona desde 2007 em Porto Alegre, trouxe novo tratamento para transpiração excessiva. O miraDry promete uma solução duradoura, segundo o médico Rodrigo Azambuja, diretor da Advance Medical.
O Dia
  • Abertura da Exposição Vinte (Ver) Quintana, no Praia de Belas Shopping, em homenagem aos 20 anos de ausência do poeta. Até o dia 26/09.
  • A Digicon vai apresentar soluções para bilhetagem eletrônica no Seminário Nacional NTU 2014, em Brasília, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.
  • O Sindicato das Seguradoras-RS promoverá encontro, às 9h, sobre os rumos do mercado, no Sindseg-RS, avenida Otávio Rocha, 115.
  • A FEE, o Dieese e a FGTAS divulgarão, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1.691, os dados de Emprego e Desemprego em julho.
  • A Fecomércio realizará o 4° Fórum de Sustentabilidade, com palestra de Leonor Moura, do grupo Dimed, no Hotel Plaza São Rafael. Também falará o diretor da Quinta da Estância.
  • Das 11h30min às 24h, parte da renda arrecadada no restaurante Parrila del Sur será destinada ao Rotary Club Bom Fim. Na avenida Nilópolis, 111.
  • Lasier Martins (PDT), candidato ao Senado, será o palestrante na Federasul, às 12h.
  • Empresas alemãs de São Leopoldo serão homenageadas no almoço da ACIS-SL: Ensinger Indústria de Plásticos Técnicos, Ferramentas Gedore, SAP Labs, Stihl Ferramentas Motorizadas e a TFL Produtos Químicos. Na avenida São Borja, 3.000.
  • O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Carlos Pastoriza, divulgará o desempenho do setor em julho, às 15h30min. Pela internet, na Fiergs.
  • A Radimagem promoverá encontro com entrada franca sobre audição, equilíbrio e deglutição, com a otorrinolaringologista Elisabeth Araújo, às 16h.
  • A Censi Empreendimentos realizará coquetel de lançamento de grife de imóveis, às 19h30min, em Caxias do Sul.
  • Letícia Batistela, da LB Consultoria Jurídica em TI, fará palestra sobre contratos em empresa tecnológica, às 9h, na Assespro, avenida Ipiranga, 6.681/208.
  • Encontro sobre ferramentas da Qualidade, na Perda Zero, avenida Protásio Alves, 7.555/202.
  • O Ministério Público do Trabalho-RS abriu estágio para técnicos de Informática e Segurança do Trabalho e cursos superiores de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo. Em www.prt4.mpt.mp.br.
  • Angela Di Verbeno e Débora Ioschpe organizarão palestra sobre estilo e viagem e mostra de jóias, às 18h, no Leblanc Beauté, na rua João Cateno, 80.
  • A Cabanha do Barulho, de Uruguaiana, e outras 12 oferecerão 41 lotes de cavalos da raça crioula, em leilão, às 21h, no Parque Assis Brasil, em Esteio.