Carne ovina e javalis

Por

Duas das muitas palestras previstas para o II Seminário Ovinos da Campanha, em Livramento, dias 21 e 22, chamam a atenção. A primeira delas é Carne ovina e o coração, do criador e médico cardiologista Edmundo Torres; a outra, Resultados das análises de sangue e aparelhos digestivos de javalis da Área de Preservação Ambiental do Ibirapuitã (APA-I), de Virginia Santiago, da Embrapa. A carne de cordeiro, pelo que dizem, é mais saudável, e os javalis, animais estranhos à fauna nativa, estão proliferando de forma ameaçadora na Campanha do Rio Grande do Sul. Os criadores de gado e de ovelhas das regiões da Campanha e da Fronteira-Oeste estão articulando com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e com a Secretaria Estadual da Agricultura uma maneira de combater os javalis, introduzidos na região há alguns anos e que se transformaram em praga, matando animais e destruindo lavouras. Já há trechos de campo dos quais foram retirados todos os bovinos, ovinos e cavalos porque os javalis atacam e matam. Na região do Funchal, em Livramento, um pequeno produtor teve 70 cordeiros e um terneiro abatidos pelos javalis.
Javalis II
O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, quer a revisão da legislação de combate ao animal, hoje, de certa forma, protegido pelo Ibama. “Estamos preocupados com os ataques e a proliferação dos javalis. É necessário estancar o crescimento deles, sob pena de aumentar os prejuízos no meio rural”, diz Sperotto. O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, que se reuniu com colegas de Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, diz que são necessárias medidas urgentes, inclusive a liberação emergencial da caça ou a redução populacional através de ração esterilizante. Uma das alternativas é liberar e incentivar a caça ao javali, como se faz, periodicamente, na França. Outros, querem usar veneno para combatê-los, o que desagrada ambientalistas e pode atingir outros animais da fauna nativa.
Kildare
A marca Kildare de calçados está lançando sua coleção outono/inverno 2014 com o conceito de que é preciso mudar velhos hábitos e enfrentar o novo, encarar situações desafiadoras e inusitadas. Kildare é um produto da Calçados Jacob, cuja matriz fica em Novo Hamburgo. A empresa mostrará seus calçados na 46ª Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios, que começará, dia 15, em São Paulo.
Potássio
A Timac Agro, empresa multinacional pertencente ao grupo francês Roullier, com unidade no Rio Grande do Sul, e que se dedica ao desenvolvimento, à produção e à comercialização de tecnologias inovadoras para nutrição vegetal e animal, lançou o fertilizante sólido K-UP. É apresentado como produto revolucionário que age de forma mais inteligente nas situações em que a adubação potássica apresenta limitações para a agricultura.
Questão do leite
Um debate muito pertinente vai ser realizado durante o Rural Show, entre os dias 17 e 20 deste mês, em Nova Petrópolis, organizado pela Cooperativa Piá. Vai ser discutida a qualidade do leite que, segundo ações recentes do Ministério da Agricultura e do Ministério Público, vem deixando muito a desejar, com a adição de outros produtos.
Victum
Muitas vezes, uma ideia não sai do papel por falta de condições para projetá-la e executá-la. Por isso, são necessárias as empresas que se dedicam ao desenvolvimento de produtos. A Victum, instalada em Porto Alegre, é uma delas, uma das poucas no Brasil que possui cadeia completa de desenvolvimento e produção, desde o design até a fabricação. Atua na indústria de tecnologia embarcada e é ganhadora de vários prêmios. O desfibrilador cardíaco LifeShock Pro, por exemplo, foi vencedor do Prêmio Design Idea/Brasil 2014.
Bairro Quartier
O empreendimento imobiliário Bairro Quartier ainda não começou a ser construído, em Pelotas, e já recebeu reconhecimento internacional em sustentabilidade. O Global Real Estate Institute reconheceu sua inovação, principalmente no Parque Quartier, que terá 10 hectares de área verde e de preservação, com lagos e píers e trilhas para caminhada. O projeto é do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum e do Guapo Capital Group, em parceria com o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.
Modernização
O Rua da Praia Shopping iniciou a modernização dos elevadores panorâmicos e os serviços preliminares para a substituição das escadas rolantes. A atividade faz parte do processo de revitalização do shopping.
Sheraton
Pelo segundo ano consecutivo, o Sheraton Porto Alegre recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. A avaliação é feita pelos viajantes.
O Dia
  • O Índice de Vendas do Comércio de abril será divulgado, hoje, pela Fecomércio-RS.
  • O Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos-RS realizará, às 8h, café da manhã com palestra de Neverton Timm, mestre em logística, sobre marketing digital. Na avenida Paraná, 2.435.
  • Às 9h, a Outlet Lingerie inaugurará loja em Pelotas, a sétima no Estado e a 92ª no País. O coquetel começará às 17h.
  • A FEE divulgará, às 10h, a edição de julho da Carta de Conjuntura. Na rua Duque de Caxias, 1.691.
  • O presidente da Famurs, Seger Luiz Menegaz, será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, na Igreja da Pompéia, sobre a conjuntura nos municípios.
  • Fundação do Sindicato dos Fiscais Tributários Municipais do Rio Grande do Sul, às 13h30min, no Centro de Eventos da Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, na rua dos Andradas, 1.234, 8º andar.
  • A Associação Brasileira de Odontologia-RS abrirá o 20º Congresso Odontológico Riograndense, às 17h30min, no Prédio 40 da Pucrs.
  • Às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael, acontece encontro do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul, com participação do economista Eduardo Mendonça e deste colunista, sobre a situação da economia brasileira.
  • A Faculdade Brasileira de Tributação promoverá atividade aberta ao público para a apresentação de sua Graduação Tecnológica em Gestão Financeira – ênfase na Gestão de Tributos, às 19h, na rua Mostardeiro, 88. Palestrará o diretor acadêmico Luiz Alberto Pereira Filho.
  • Às 19h, no Bourbon Shopping Wallig, inauguração de uma loja da rede MyStore (revenda autorizada Apple), a segunda unidade de Porto Alegre. A MyStore existe em sete estados brasileiros, com 32 lojas.