Gestão de resíduos sólidos

Por

Será realizado, terça-feira, dia 10, no Sheraton Hotel, em Porto Alegre, o 1º Fórum de Gestão Sustentável dos Resíduos Urbanos, promovido pelo Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades) em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Segundo o presidente do Ilades, advogado Marcino Fernandes Rodrigues, o evento debaterá a adequada destinação dos resíduos das cidades, tendo em vista especialmente a preservação ambiental através do seu aproveitamento como matéria-prima. A previsão é de que o fórum conte com cerca de 380 participantes, vindos dos principais Estados. Entre os destaques, a apresentação do Programa Lixo Zero, do Rio de Janeiro, que já resultou na aplicação de mais de 15 mil multas em três meses de vigência, com a redução do descarte de resíduos em determinados bairros em cerca de 50%, e o DMLU apresentará o Plano de Gestão Municipal Integrada dos Resíduos Sólidos de Porto Alegre, a ser implementado em 2014. Além da destinação do lixo, o fórum deveria discutir maneiras de limpar Porto Alegre, sem dúvida, hoje, uma das mais sujas e mal cheirosas cidades brasileiras. O sistema de contêineres adotado não funcionou, as ruas e calçadas ficam cheias de lixo depois do recolhimento, e não adianta só culpar a população, quem tem que resolver o problema é a prefeitura.
Indústrias Bins
A Bins Indústria de Artefatos de Borracha, de São Leopoldo, vai inaugurar, em junho de 2014, um novo prédio, com 1.800m2, para abrigar sua quarta empresa, a Binsit, uma parceria que iniciou, em 2011, com o grupo italiano Insit. Deu tão certo e cresceu tanto que terá que sair da incubadora onde se encontra abrigada no prédio principal do grupo que existe há mais de 60 anos. Uma das principais indústrias brasileiras de transformação de elastômeros e termoplásticos para a fabricação de peças técnicas destinadas principalmente ao setor automotivo, a Bins criou a Binsit para produzir coifas para eixos homocinéticos termoplásticos, uma vez que as tradicionais peças de borracha estão entrando em desuso e, a partir de 2017, não serão mais produzidas. As de termoplásticos tem mais durabilidade, menos peso e são feitas de produtos reciclados, segundo Sérgio Luiz Ferandin, superintendente da Bins. O investimento foi de R$ 2 milhões. Fundada por Edmundo Antônio Bins, em 1953, a indústria, em 60 anos, estruturou um corpo técnico altamente qualificado e hoje é referência na fabricação de artefatos de borracha no Brasil.
O futuro da pecuária
O futuro da pecuária de corte estará em discussão no BeefSummit Brasil, dias 10 e 11, em Ribeirão Preto (SP). Serão 14 palestrantes discutindo o futuro da pecuária de corte brasileira, além das particularidades do setor, como marketing, economia, eficiência produtiva e econômica, carne de qualidade e estudos de caso de grandes produtores brasileiros. Espera-se mais de mil participantes no Centro de Convenções Ribeirão Preto.
Conteúdo local
Os fornecimentos de empresas gaúchas para os novos investimentos que vierem a ser realizados no Rio Grande do Sul deverão ser incrementados a partir da experiência exitosa do Desenvolve-RS no projeto da Celulose Riograndense, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Hernane Cauduro. O Desenvolve RS deverá fazer parte dos novos processos já na Sala do Investidor, viabilizando ao máximo o conteúdo local. Cauduro considera este fato um verdadeiro marco em termos de abertura de espaços para os empresários gaúchos, que até então, via de regra, eram alijados desses empreendimentos em benefício de fornecedores de outros estados e do exterior, embora os investidores contassem com incentivos fiscais e creditícios concedidos pelo governo do Estado.
Cortes de carne
O frigorífico Marfrig e a Associação Brasileira de Criadores de Angus lançaram 69 cortes de carne para supermercados e restaurantes.  A linha, que já tinha picanha, bife ancho e T-Bone, terá cortes de dianteiro como short ribs, peixinho, coração da paleta, raquete e muitos outros.
Trensurb
A Trensurb comentou a nota de ontem sobre a sinalização nas estações e informou que possui um projeto de melhoria da comunicação visual, inclusive para facilitar a visualização dos seus nomes pelos passageiros de dentro das composições. A nova comunicação visual contará com informações em inglês e espanhol, além do português, e será implantada até a Copa do Mundo, pelo menos entre as estações Mercado e Aeroporto. A empresa busca recursos, ainda, para viabilizar a modernização da frota atual, que prevê melhorias no sistema de avisos sonoros, que serão automáticos, e a instalação de displays para indicação da próxima parada. Os 15 novos trens (os primeiros dos quais chegarão e começarão a ser testados a partir de maio de 2014) terão o sistema com avisos automáticos e os displays. Terça-feira, no trem 111, carro RB, não se ouvia nada das informações.
O Dia
  • Federasul substituiu seu tradicional almoço de fim de ano por café da manhã, às 8h30min, no Palácio do Comércio. O presidente Ricardo Russowski apresentará balanço do ano e as perspectivas para 2014.
  • Inauguração da nova fábrica da Perto, às 16h, em Gravataí, à rua Nissin Castiel, 640, Distrito Industrial. O presidente Thomas Elbling concederá entrevista, às 11h, sobre o investimento de R$ 38 milhões.
  • Começou a circular o número 19 da revista CFL Mais, da incorporadora CFL, com destaque para entrevista com os empresários Raul Randon, Alexandre Grendene e Jayme Sirotsky.
  • O Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul será homenageado pelos 87 anos, às 16h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por indicação do vereador Alberto Kopittke (PT).
  • Lançamento do livro Capital Humano – Vencendo a competição pelos talentos, de Luiz Fernando Reginato e Miriam De Marchi, às 19h30min, na Livraria Cultura, no Shopping Bourbon Country.
  • Livia Marcantonio Bortocello e VJ Editora lançarão o livro A arte de projetar – Arquitetura & interiores, às 19h, na Savarauto. Avenida Nilo Peçanha, 3.410.
  • Jantar de posse da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas-RS, às 20h, na Associação Leopoldina Juvenil. Assumirá o presidente Gustavo Juchem.
  • O Sinplast-RS realizará ato de conclusão do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes 2013, às 20h, no Dado Bier Bourbon Country (avenida Túlio de Rose, 80), durante o jantar de final de ano.