A legalização da maconha no Uruguai

Por

O deputado federal gaúcho Osmar Terra (PMDB), que critica violentamente o presidente do Uruguai, José Mujica, por pretender legalizar a maconha, vai à “toca do urso”. Estará hoje no Senado uruguaio participando de audiência pública da Comissão de Saúde Pública, que discutirá o projeto de lei que libera a plantação e uso da maconha naquele país, já aprovado pela Câmara dos Deputados. Terra, autor do Projeto de Lei 7.663/2010, novo marco legal antidrogas no Brasil, diz que o projeto uruguaio é um grande negócio que interessa a investidores internacionais como George Soros e, se for aprovado, “trará grandes prejuízos sociais e de saúde ao Brasil”, que considera “natural mercado para a maconha a ser produzida no Uruguai”. Ao  contrário dos uruguaios, Terra defende maior repressão às drogas, aumento da pena para traficantes de drogas e a internação involuntária para dependentes químicos. Terra foi convidado pelo senador Alfredo Solari, presidente da comissão uruguaia. O governador Tarso Genro (PT) também está em Montevidéu e se encontrará com o presidente José Mujica hoje. A agenda é política, em torno da sucessão de Mujica, mas, certamente, Terra e sua posição contra a maconha surgirão na conversa, que contará com a presença do médico Tabaré Vazquez, ex-presidente da República que quer voltar ao poder, sucedendo Mujica.
Prodesign
O Bndes está com R$ 500 milhões à disposição do pessoal que trabalha com design e moda. O financiamento busca estimular o aumento da competitividade de empresas brasileiras. O custo do dinheiro é um dos mais baixos do País: TJLP, atualmente em 5% ao ano, mais 0,9% de taxa de risco, de acordo com o rating da empresa (capacidade de saldar os compromissos financeiros). Apoiará investimentos em design, moda, desenvolvimento de produtos, diferenciação e fortalecimento de marcas em projetos de investimentos das seguintes cadeias produtivas: têxtil e de confecções, calçadista, moveleira, de higiene pessoal, de perfumaria e cosméticos, de utilidades domésticas, de brinquedos, de metais sanitários, de joias, relojoeira, de embalagens, de eletrodomésticos e de revestimentos cerâmicos.
Cooperativas de vinhos
 As cooperativas vitivinícolas da Europa e do Mercosul desenvolverão ações integradas para ampliar sua atuação no mercado e fortalecer a atividade produtiva. Um conjunto de decisões foi tomado ontem, durante o I Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas e o II Encontro de Cooperativas Vitivinícolas UE-Mercosul, no Hotel Swan Tower, em Caxias do Sul. As decisões serão encaminhadas aos dirigentes de cooperativas, aos encarregados pela gestão das organizações representativas do setor e aos governos. As medidas constituem estratégias importantes para fortalecer o cooperativismo vinícola, que responde por mais de 60% das commodities da produção vitícola de todo o mundo. A primeira ação será a criação de um observatório para o compartilhamento mundial de informações sobre produção, mercado e preços do setor. O presidente da Fecovinho, Oscar Ló, disse que, a partir desse observatório, as cooperativas vitivinícolas gaúchas poderão acompanhar a evolução das safras e definir estratégias nos mercados.
Cultura Econômica
O Troféu Cultura Econômica, criado pelo Jornal do Comércio com o Badesul para premiar obras de destaque em economia e negócios na Feira do Livro de Porto Alegre, será entregue hoje. Às 19h30min, no átrio do Santander Cultural (rua Siqueira Campos, 1.125). Além de obras, também serão destacadas pessoas e instituições da área cultural, como o presidente do projeto Banco de Livros, Waldir da Silveira, a editora Libretos e a livraria Ábaco.
Vagas
Os supermercados Nacional do Litoral Norte do Estado iniciaram o recebimento de currículos para o processo de seleção e o preenchimento de aproximadamente 500 vagas para a temporada de verão. Enviar currículo para o e-mail recrutamento@wmsul.com.br.
Processo eletrônico
Uma medida destinada a apressar o trabalho da Justiça poderá atrapalhá-lo ainda mais, segundo advogados que acompanham a decisão do Conselho Nacional de Justiça de implantar o Processo Judicial Eletrônico. De acordo com os advogados Alexandre Atheniense e Ana Amélia Menna Barreto, do Rio de Janeiro, onde o processo está em testes, ele é falho, não funciona, paralisou a Justiça Trabalhista do Rio e vai gerar atraso tecnológico para os tribunais que já usam sistemas eletrônicos próprios e mais modernos.
O Dia
  • O sócio-fundador da Soap-State of The Art Presentations, Eduardo Adas, será o palestrante do Bom Dia Associado, às 8h10min, na Federasul. A Fundatec será homenageada pelos seus 40 anos, representada pelo presidente Carlos Henrique Castro.
  • Continua o Biological Evolution 2013, no Campus do Vale da Ufrgs.
  • A Keko Acessórios, de Flores da Cunha, participará do Sema Show, maior salão automotivo das Américas, em Las Vegas (EUA) até dia 8. Mostrará acessórios com vistas a novos negócios na África, Ásia, Europa, Estados Unidos e Canadá.
  • Especialistas do Brasil e da Argentina se reunirão, às 14h, na Fiergs, para analisar a realidade econômica e as perspectivas comerciais da relação Brasil-Argentina. Entre os debatedores, Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil.
  • Os especialistas Sidnei Peres Gonçalves e Luciano Bitencourt Dutra analisarão as questões tributárias e trabalhistas que pesam sobre a atividade rural, às 9h, à rua Coronel Bordini, 689/604. Inscrições gratuitas.
  • 1º Simpósio sobre Nanobiotecnologia e suas Aplicações, coordenado pela professora Luciane Rosa Feksa, no prédio Multicolor, Campus II da Feevale (ERS-239, 2.755, Novo Hamburgo), às 9h.
  • Os desafios à indústria da alimentação serão discutidos, às 9h, no 7º Meeting de Inovação em Alimentos, na Escola de Design da Unisinos (rua Luiz Manoel Gonzaga, 744) em Porto Alegre. Promoção do Sistema Fiergs, Unisinos e AGDI.
  • Almoço de apresentação da expansão do Shopping Praia de Belas, às 12h, na NaBrasa Steak, 1º piso. Serão mais 40 lojas no 3º andar.
  • O vice-presidente comercial da Usiminas, Sérgio Leite de Andrade, falará sobre o mercado de aços planos, às 12h, no almoço da Associação do Aço-RS, no Plaza São Rafael. Haverá eleição do conselho consultivo da entidade e entrega do Destaque Político AARS ao chefe da Casa Civil do governo do Estado, Carlos Pestana, por seu trabalho pelo crescimento da economia gaúcha.
  • Empresários do turismo hidrotermal de Santa Catarina apresentarão suas atrações, às 17h, no Hotel Plaza São Rafael, com chope do mestre cervejeiro Geraldo Zanin.
  • Lançamento do livro Os grandes temas do municipalismo, às 18h, no estande da Assembleia Legislativa da Feira do Livro, na Praça da Alfândega, com o deputado José Sperotto (PTB), Ricardo Hermany, Filipe Etges e outros autores.