Para usufruir mais do rio Guaíba

Por

O aproveitamento do rio Guaíba para lazer e atividades náuticas, além do transporte de carga e passageiros, começa a aumentar, aos poucos, como quase tudo em Porto Alegre. Além de prometidas melhorias nos cais Mauá e Navegantes, este para ampliar o volume de carga, aquele para atividades de entretenimento, lazer e serviços - coisas ainda por acontecer -, o rio já está mais movimentado. O serviço de catamarã entre a Capital e a cidade de Guaíba é um sucesso, não só para o transporte diário de pessoas, mas, também, como atividade turística. Falta a Marinha dar autorização para que funcione o cais, já pronto, junto ao BarraShopping-Sul para aumentar o movimento do catamarã e inaugurar uma nova rota para os porto-alegrenses irem do Centro da cidade à zona Sul.
Rio Guaíba II
Há outras duas novidades: primeiro, a autorização da Marinha (concedida em 10/07) à construção de um píer, em Ipanema, para atracação das embarcações de recreio e turismo, acabando com a necessidade de os passageiros pegarem botes, na praia, para chegar até os barcos  maiores, ancorados no meio do rio. Esta reivindicação tem 13 anos. O píer flutuante, sob responsabilidade da Associação do Turismo Náutico, terá 20 metros de comprimento e foi prometido para estar pronto em 60 dias. Segundo, a volta da análise do projeto da BM Par Empreendimentos e Escritório Debiagi de Arquitetura pela Comissão de Análise Urbanística e Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Se for aprovado, trará novas atividades à orla e ao rio Guaíba. O projeto, chamado Parque do Pontal, ainda é muito polêmico, pois tem contra si entidades do setor ambiental.
Bolsa Família
O empresário Paulo Vellinho lamenta que governantes e políticos comemorem o crescimento do número de beneficiados com o Bolsa Família. Na sua avaliação, o programa que deu a 50 milhões de brasileiros a possibilidade de comer deveria constituir-se em instrumento de transição tendendo para zero na medida em que as pessoas tenham renda suficiente para atendimento de sua subsistência. Elas deveriam, via capacitação profissional, tornar-se independentes deste tipo de assistencialismo que “tem muito a ver com interesses eleitorais, pois escraviza a uma esmola feita com os recursos da sociedade”. Enquanto isso, há setores, como a construção civil, que enfrentam dificuldades para arregimentar mão de obra formal porque beneficiários do Bolsa Família preferem continuar trabalhando sem carteira assinada para não perder o auxílio.
Conescap
Terminará, dia 10, o prazo de inscrição na 15ª Conescap, a ser realizada pela Fenacon, Sescon-RS e Sescon Serra Gaúcha, entre os dias 21 e 23, em Gramado. Até o momento, mais de 1.700 empresários dos 27 estados brasileiros já garantiram participação. Serão três dias de palestras técnicas com grandes nomes do empreendedorismo mundial, além de feira de negócios com as principais marcas nacionais e atividades culturais. A expectativa é de que 2 mil líderes empresariais estejam presentes.
Hotelaria
A taxa de ocupação dos hotéis de Porto Alegre continua em queda. O assunto será discutido, às 16h, quinta-feira, na sede do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, à rua Barros Cassal, 180/8º andar. Será analisado o reposicionamento do Porto Alegre Convention Bureau.
Finger
A gaúcha Finger Móveis Planejados, de Sarandi, está na Casa Cor Paraná 2013, em Curitiba. A fábrica assina o espaço Loft do Solteiro, criado pelo designer gaúcho da marca André Menin, junto com a arquiteta paranaense Jeslayne Valente.
Braskem
A Braskem Idesa, joint venture responsável pelo projeto petroquímico em construção no México, recebeu a primeira parcela, aproximadamente US$ 1,5 bilhão, do Project Finance, no valor total de US$ 3,2 bilhões. Os valores asseguram a continuidade da construção do mais moderno complexo petroquímico integrado de produção de eteno e polietileno das Américas, de base gás.
Brinquedos
Depois de concluir mais uma edição da Expobrink em Curitiba, a empresa gaúcha Megafeira RS instalará seus estandes, em agosto, no Rio de Janeiro (dias 4, 5 e 6, no Riocentro), em Santa Catarina (dias 14, 15 e 16, em Camboriú) e em Novo Hamburgo (dias 25, 26 e 27, no NH Hall). Voltada a lojistas e profissionais do setor, a feira mostra novidades em brinquedos. A Megafeira RS está completando 10 anos de atuação no mercado.
O Dia
  • Desfile e coquetel de lançamento da marca Oliver Peoples na Óptica Foernges, às 18h30min, na Maison Moinhos, à rua 24 de Outubro, 874.
  • O advogado Abrahão Turkenicz falará sobre a família ocidental do século XVIII ao XXI, às 12h, no Instituto dos Advogados, à travessa Acelino de Carvalho, 21, 4º andar. Entrada franca.
  • Lançamento de novo grupo imobiliário, em Porto Alegre, às 15h, em coletiva de imprensa, à avenida Carlos Gomes, 1.450. É a união de três empresas gaúchas.
  • A Grendene, uma das maiores produtoras de calçados do mundo, detalhará seu desempenho econômico-financeiro na Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais da Região Sul, às 18h30min, no Hotel Sheraton.
  • O futuro dos negócios, da gestão e do marketing dos clubes de futebol, os novos estádios no pós-Copa e a elitização do público, além das relações entre os clubes, a mídia e a torcida, serão debatidos pelo Movimento Grêmio Independente, às 18h45min, na avenida Carlos Barbosa, 222, com os jornalistas Ricardo Araujo, da Exame, Paulo Calçade, da ESPN, e o consultor Amir Somoggi.
  • O Conversando sobre turismo será, às 19h, na Assembleia Legislativa.
  • Leo & Lara serão os músicos, hoje à noite, no BarraShoppingSul. Quinta-feira, serão Juliana Walteman e Eder Mariachi. Às 19h.