É preciso cuidar melhor dos campos do Rio Grande do Sul

Por

Os pecuaristas gaúchos terão que cuidar melhor dos seus campos se quiserem continuar sendo uma referência na pecuária brasileira e mundial. O alerta foi dado, ontem, pelo vice-presidente da Farsul, Francisco Chardong, no lançamento feito pelo presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, e pelo criador Fernando Adauto, do V Seminário O Pampa e o Gado, que ocorrerá naquela cidade, nos dias 4 e 5 de julho. O cuidado e a melhoria, segundo Fernando Adauto, são exigências da preservação do ambiente natural dos campos nativos, e, segundo Chardong, exigência da mudança que está havendo no campo gaúcho, onde a agricultura, especialmente o arroz e a soja, estão ocupando áreas tradicionais da pecuária. “O avanço fantástico da soja, que também tomou áreas do arroz, levou a pecuária para cima das pedras, onde os pastos terão que ser melhorados para que os animais sobrevivam e deem a rentabilidade que deles se espera”, segundo Chardong.  O arroz já perdeu 200 mil hectares e a pecuária 320 mil para a soja. Além do mais, o fazendeiro gaúcho nunca colocou nada sobre o pasto nativo para melhorá-lo. Segundo Adauto, a partir de agora vai ter que fazê-lo.
Campos II
O V Seminário O Pampa e o Gado vai discutir, também, a segunda grande praga (a primeira é o carrapato) que atrasa a pecuária gaúcha, o capim annoni. Durante a manhã do dia 4, vários técnicos falarão sobre a situação atual, a área já coberta pela praga, como foi introduzida no Estado, o controle químico e mecânico, seus efeitos nos animais e apresentarão a máquina Campo Limpo, desenvolvida para eliminar o annoni. Este capim mata o pasto natural do Pampa e pouco serve aos animais, pois é menos nutritivo. Foi trazido para o Brasil como solução e se transformou em praga, pois é extremamente resistente à capina, à estiagem e aos produtos químicos.
Campos III
O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fiorezze, informou que o Estado também está preocupado com a melhoria dos campos e, inclusive, prepara um Índice de Conservação dos Pastiçais, para ver o que será preciso fazer para conservá-los e melhorá-los. Também anunciou a conclusão do projeto de lei que vai tornar obrigatória a rastreabilidade dos bovídeos no Rio Grande do Sul. Depois de um ano de discussão nas Câmaras Setoriais, foram definidas as normas e, principalmente, resolvido o grande impasse sobre quem vai pagar os custos, pois os fazendeiros acham muito caro implantar a rastreabilidade na forma que está posta hoje. O Estado vai cobrir os custos, em torno de R$ 5,00 por animal (brinco, chip, inlay e equipamento de leitura), e espera rastrear, no mínimo, 2 milhões dos 2,5 milhões de animais que nascem por ano no Estado. O projeto vai ser encaminhado à Assembleia Legislativa. Mesmo que seja aprovado, alguns não creem em sua implementação enquanto o governo federal não tomar uma decisão clara e definitiva sobre a rastreabilidade, atualmente optativa em nível nacional.
Simulador
O Sicepot-RS e o Senai-RS firmaram convênio para a implantação dos primeiros cursos profissionalizantes com simuladores de máquinas para a construção pesada. O aluno aciona os comandos das máquinas virtuais e reproduz as condições de operação como se estivesse em um canteiro de obras. De acordo com o presidente do Sicepot-RS, Nelson Sperb Neto, além de qualificar profissionais de empresas do setor, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o aumento de oferta de operadores de máquinas de alta tecnologia, como motoniveladoras, retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas.
Festival de vinhos
O Nacional Supermercados realizará, até dia 7 de julho, o festival Sabores de Inverno, no subsolo do Nacional Bela Vista, em Porto Alegre. Em sua 11ª edição, os organizadores esperam  vendas 20% superiores a 2012. São oferecidos bebidas e alimentos típicos com preços 15% mais baixos que nos outros meses do ano, com novidades do mercado de vinhos, espumantes, queijos, cafés especiais e chocolates. Além da degustação nos estandes, os visitantes poderão participar de cursos e palestras, todos gratuitos, com gourmets, enólogos, nutricionistas e representantes das principais vinícolas. Entrada gratuita das 16h às 22h, de segunda a sexta, e aos domingos, das 15h às 21h.
Estaleiro
O escritório TozziniFreire Advogados está assessorando as empresas japonesas IHI – Ishikawajima-Harima Heavy Industries, JMU – Japan Marine United – e JGC – Japan Gasoline Company – na aquisição de 25% do Estaleiro Atlântico Sul – EAS – de Pernambuco. A operação envolve transferência de tecnologia e um aporte de R$ 207 milhões. Com este negócio, as empresas Camargo Corrêa e Queiroz Galvão reduziram a participação no EAS de 50% para 37,5% cada uma. O Grupo IHI é um conglomerado que fabrica produtos como máquinas, equipamentos, plantas, estruturas, navios e instalações offshore. Já a JMU é a subsidiária naval do Grupo IHI, e a JGC é uma companhia de engenharia especializada em projetos industriais nas áreas de refino e gás natural liquefeito.
O Dia
  • Governador Tarso Genro estará em Livramento, às 11h, para inauguração do Telecentro Secom/Procergs, com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, à rua Rivadávia Correa, 60. Almoçarão na churrascaria Coisa Nossa.
  • O significado da marca será o tema de Arthur Bender, presidente da Key Jump, às 8h10min, na Associação Comercial de Porto Alegre, no Palácio do Comércio.
  • O advogado Miguel Ângelo Duarte falará sobre inaplicabilidade do artigo 475 J do CPC nas execuções de alimentos, às 12h, no Iargs, travessa Acelino de Carvalho, 21, 4º andar, gratuito.
  • A FEE promoverá, às 14h30min, a palestra Os conceitos de equilíbrio e entropia na economia e na física: paralelos e divergências, com o físico José Roberto Iglesias, da Ufrgs. O evento, aberto ao público, será à rua Duque de Caxias, 1.691.
  • As parcerias público-privadas no Rio Grande do Sul serão debatidas no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, às 14h30min, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (avenida Borges de Medeiros, 1.501, 21º andar).
  • Reunião plenária do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, às 14h30min, na Câmara Municipal, com palestra do presidente do Legislativo, vereador Thiago Duarte (PDT).
  • Início das comemorações dos 100 anos da Vinícola Peterlongo, em Garibaldi, às 18h, com visitação noturna à cave e ao castelo de Armando Peterlongo, à rua Manoel Peterlongo, 216. Haverá lançamento do espumante Privillege Brut Rosé, que marca o centenário do Champagne no Brasil.
  • A ADCE Serra fará o lançamento da 11ª edição do Tá Na Mesa com a ADCE, evento gastronômico beneficente que leva empresários e autoridades para a cozinha. Às 19h, na Churrascaria Gaudério (rua Miguel Muratore, 223), em Caxias do Sul.
  • Cristiano Piquet, da Piquet Realty, imobiliária da Flórida, apresentará empreendimentos de alta padrão em Miami, em coquetel, às 19h30min, no Dado Bier Bourbon Country.