Mais do que uma guerra

Por

Já não há adjetivo para significar o tamanho e o impacto dos acidentes de veículos no trânsito brasileiro, uma verdadeira carnificina. Uma demonstração de seu crescimento está nos números do pagamento do seguro DPVAT. As motocicletas, que representam 27% da frota nacional de veículos, foram responsáveis por 69% das indenizações pagas pelo DPVAT em 2012, conforme balanço da Seguradora Líder DPVAT. No ano passado, ocorreram 507.915 indenizações por morte, invalidez permanente e reembolsos de despesas médicas e hospitalares. Esse número representa um crescimento de 39% em relação a 2011.
Inflação
Enfim, alguém, além do povo que vai aos supermercados todos os dias, comenta que a inflação está aumentando. São os economistas do Banco Itaú: “Mesmo com a redução de tarifas de eletricidade, que retirou cerca de 0,45 ponto percentual do IPCA-15 de fevereiro, a inflação acumulada em 12 meses atingiu 6,2%, aproximando-se do teto da meta. É provável que a inflação continue subindo até alcançar o topo da meta em meados do ano.” E, por falar em inflação, a lancheria das imediações do JC aumentou, ontem, seu sanduíche, de R$ 2,00 para R$ 2,50, 25% de majoração.
Uva e vinho
A Phoenix Produções e Marketing realiza mais um evento promovendo o vinho nacional. Juntamente com o Bourbon Shopping Wallig e com o Instituto Brasileiro do Vinho, fará, até o dia 17, o Festival Uva e Vinho. O evento reúne vinhos, espumantes e sucos de uva de vinícolas gaúchas. O público pode conhecer também objetos e equipamentos utilizados no plantio e na vinificação. Entrada franca.
É mais II
A frota brasileira cresceu 7,9% e atingiu 74,4 milhões de veículos. As indenizações crescem mais do que a frota. No caso das motos, as maiores vítimas foram os próprios motociclistas: 72%. Os automóveis, que representam 60% da frota, geraram 25% das indenizações. Dos acidentes ocasionados por automóveis, 52% das vítimas foram pedestres. Os homens representam 77% das indenizações pagas, e a grande maioria tem entre 18 e 34 anos. Geograficamente, o Nordeste tem a maior incidência de indenizações em razão do alto uso de motos, 29%. Depois, vem o Sul, com 28%. Mas a liderança nas indenizações por morte é do Sudeste, com 38% dos benefícios pagos, em especial São Paulo, com 19%.
Cerveja
A cerveja artesanal Framboise, do Lagom Brewery & Pub, caiu na preferência das mulheres que frequentam o bar Lagom, à rua Comendador Caminha. Possui aroma intenso de framboesa e harmoniza perfeitamente com o pudim de croissant, criação do chef residente da casa, o mexicano Marcos Xochimitl, com calda de caramelo e creme anglaise.
Recicladora
Amanhã e sexta-feira, a Ciber reunirá 80 clientes de diversas partes do País em Porto Alegre para apresentar, de forma exclusiva, o mais novo lançamento no Brasil do Grupo Wirtgen, do qual a empresa faz parte, juntamente com as marcas Wirtgen, Vögele, Hamm e Kleemann. Estes profissionais do ramo da construção conhecerão em primeira mão a mais nova recicladora da Wirtgen, a WR 240. Outra atração do encontro será a palestra de David Collings, que tem 32 anos de experiência em desenvolvimento de tecnologia de reciclagem em rodovias pelo mundo.
Aluguel
A Corretora SMJ está divulgando o Porto Seguro Aluguel, que acaba com o tradicional constrangimento de correr atrás de fiador para alugar moradia. O corretor Auri Luiz de Morais Rodrigues informa que pode ser pago em parcelas, e o cliente ainda conta com a seguradora para a realização de pequenos reparos emergenciais.
Soja e milho
São boas as expectativas de alta de preços para soja e milho na Bolsa de Chicago. Informação do especialista Farias Toigo.
O Dia
  • A Fecomércio-RS divulgará, às 9h, o indicador de confiança do empresário gaúcho.
  • O superintendente da Rede Plaza de Hotéis, Carlos Henrique Schmidt, está na Feira Internacional de Turismo de Berlim 2013, na Alemanha.
  • Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a FEE, o Dieese e a  Fgtas divulgarão, às 10h, na Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (avenida Borges de Medeiros, 1501, 8º andar), a Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre, relacionada às mulheres.
  • O chef de cozinha Jorge Nascimento fará o almoço de Páscoa para o supermercado Walmart, uma sugestão econômica para os clientes. Neste ano, vai propor receitas com chocolate na entrada, no prato principal e na sobremesa. Às 12h, no Big Sertório.
  • A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio fará reunião da Câmara Temática da Agroenergia, às 15h, na Expodireto Não-Me-Toque.
  • Posse da diretoria, conselho fiscal e conselho superior do Instituto dos Advogados, às 18h, na travessa Acilino de Carvalho, 21, 7º andar. Nova presidente é Sulamita Terezinha Santos Cabral.
  • Palestra gratuita sobre o Canadá, às 18h30min, na Egali Intercâmbio, à avenida Nilo Peçanha, 2825. Cesar Maschmann, da escola ALI Montreal, explicará como funciona o programa que alia curso de inglês e trabalho.
  • Bate-papo com o economista David Marques Pereira, na CI Zona Sul (avenida Pereira Passos, 1125, loja 1), sobre alguns países como Alemanha, Portugal, Espanha, Irlanda e Países Baixos, às 19h, entrada franca.
  • Descerramento da placa que denomina de Espaço Desembargador Donato João Sehnem as instalações do Memorial do Judiciário, às 17h, no térreo do Palácio da Justiça (praça Mal. Deodoro).
  • A Apimec-Sul iniciará curso de reciclagem para o programa de Qualificação Operacional do Instituto Educacional BM&FBovespa e de preparação para certificação CPA-20 da Abima, às 18h, à rua General Câmara, 243, 3º andar.
  • Às 19h, na ESPM-Sul, palestra de Paula Quintas sobre moda. No auditório I, prédio B – rua Guilherme Schell, 350.