Profissionais liberais perdem renda

Por

A Confederação Nacional das Profissões Liberais está preocupada com a situação da categoria no contexto dos desdobramentos no mercado de trabalho da crise econômica e financeira internacional como decorrência do projeto neoliberal. O presidente da entidade, o gaúcho Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, revelou que a queda na taxa de crescimento da economia do Brasil já se reflete num flagrante empobrecimento dos profissionais liberais, cuja renda real sofreu retração de 20% nos últimos quatro anos. “Este quadro poderá se agravar ainda mais caso o governo insista em flexibilizar as regras que regem o ingresso de trabalhadores estrangeiros no País, especialmente nas áreas tecnológica e da saúde”, alertou Azevedo.
Souto Corrêa
Abriu suas portas em Porto Alegre um novo escritório de advocacia. Com sócios e advogados oriundos da Veirano Advogados, tem 26 profissionais e é comandado pelos sócios Anderson Trautmann Cardoso, André Luiz da Silva Gomes, Carlos Fernando Souto, Daniel Mitidiero, Gilberto Deon Corrêa Jr., Guilherme Rizzo Amaral, Henry Gonçalves Lummertz, Jorge Cesa Ferreira da Silva e Paulo Roberto Souto. Souto Correa inicia seu trabalho com clientes importantes, como Petrobras, Braskem, Dell e OAS, entre outras empresas.
Restaurantes
Há três novos restaurantes em Porto Alegre. Eduardo Bier Corrêa e Daniel Santoro inauguraram, no Shopping Wallig, a quinta unidade de sua rede, denominada Dado Garden II. Arri Coser, fundador da famosa Fogo de Chão, que vendeu a norte-americanos, vai inaugurar uma churrascaria, a NB Steak (ele comprou a Na Brasa), no Praia de Belas Shopping, em março. Também no próximo mês, Paulo Geremia, que já tem oito restaurantes na Serra gaúcha, vai abrir nova unidade do Di Paolo, em Porto Alegre, nas proximidades do aeroporto Salgado Filho, com cardápio típico dos imigrantes italianos: sopa de capeletti, galeto al primo canto, radicci com bacon, salada de maionese, queijo à dorê, polenta brustolada e massas.
PopCenter
Cerca de 40 mil pessoas circulam por dia no PopCenter, no Centro de Porto Alegre,  e geram um volume de negócios da ordem de R$ 20,5 milhões por mês. É a classe C movimentando a economia da cidade, uma transformação na forma de vender dos antigos “camelôs” e na forma de comprar dos consumidores que frequentam as 800 lojas do local.
Marcenaria
A Confraria da Madeira promoverá curso voltado para iniciantes em marcenaria e montagem de móveis. Começará dia 25, em parceria com Madelei e Duratex. Inscrições através do telefone (51) 3279.3644.
Infraestrutura
O Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia do Rio Grande do Sul está ampliando o número de organizações integrantes. Com a adesão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado, passou a ter a representação de dez entidades. A partir de agora, além do CAU/RS, compõem o Fórum a Sergs, Senge, Crea, Sinduscon, Sicepot, Sinaenco, Abes, Ageos e Coinfra/Fiergs. Presidido pelo engenheiro Cylon Rosa Neto, o fórum, instituído em 2009, tem por objetivo ser uma instância propositiva das soluções de infraestrutura necessárias para incremento do processo de desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul.
Emprego
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o setor da construção civil do País registrou redução de -3,01% no saldo líquido das contratações formais no mês de dezembro de 2012, o que corresponde, em termos absolutos, a 91.814 vagas extintas no mês. No Rio Grande do Sul, o nível de emprego no setor em dezembro último apresentou redução de -2,64% em relação ao mês de novembro, com diminuição líquida de 3.952 postos de trabalho. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o nível de emprego do setor igualmente sofreu queda do número de postos de trabalho da ordem de -2,41% em dezembro, com a extinção de 1.798 vagas. Em Porto Alegre, houve o fechamento de 906 vagas, num recuo de -2,32% em relação a novembro de 2012.
Lia Consalter
Presente há mais de 20 anos no mercado de moda feminina no RS, a grife Lia Consalter iniciou as comemorações de seu aniversário e promove o “Liquida Tudo”, com descontos de até 50% na linha verão. Na rua Washington Luiz, 696.
O Dia
  • Voo inaugural das Linhas Aéreas BQB Porto Alegre-Montevidéu, às 9h25min, no aeroporto Salgado Filho. Às 13h30min, no Hotel Radisson, em Montevidéu, entrevista com o presidente da empresa.
  • Octavio de Barros, economista-chefe do Bradesco, será o palestrante de evento do Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão, às 12h, na Fiergs. Falará sobre o mercado de consumo e sobre os investimentos no Brasil em 2013.
  • O Sindimetal promoverá, às 17h, palestra sobre a unificação da alíquota ICMS nas mercadorias importadas transferidas entre os estados e a contribuição sobre a receita bruta x contribuição sobre a folha, com os advogados Marciano Buffon, Marina Furlan e Mateus Bassani de Matos. No Centro das Indústrias, rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo.
  • O artista e empresário Daniel Confortin e a publicitária e empresária Natália Bischoff inaugurarão, com coquetel, às 18h, a loja “Quem te viu, Quem te vê”, um espaço para moda e arte, em Igrejinha.