Refap e Petrobras lançam Cidade da Solda

Por

A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e a Petrobras concretizaram o projeto Cidade da Solda de Canoas. O convênio envolveu a participação da Petrobras e o Instituto Integrar, bem como do termo de cooperação entre prefeitura de Canoas, Senai, UTC Engenharia, ESAB, White Martins, Belgo, Aryes Engenharia e Fórum Regional do Prominp/RS. Com o objetivo de beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, situadas em comunidades próximas à refinaria, a capacitação vai formar 540 soldadores em eletrodo revestido no prazo de dois anos. No total, serão investidos R$ 3,1 milhões, sendo que o investimento da Petrobras será de R$ 1 milhão. “Com essa iniciativa vamos formar mão de obra capacitada e atender a uma demanda do setor”, disse o diretor-financeiro-administrativo da Refap, Vicente Rauber. Beneficiando principalmente as famílias da Vila de Passagem, realocadas em função da construção da BR-448, o programa vai auxiliar no processo de reversão de uma realidade de exclusão social em função da pobreza. “O Cidade da Solda consolida a missão e a visão da Petrobras com a responsabilidade social”, destacou o diretor-presidente da Refap, José Adolfo Oderich, complementando que é um programa abrangente e inovador de capacitação profissional para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar. Com 240 horas/aula, os cursos serão ministrados pelo Instituto Integrar e pelo Senai, nos turnos manhã, tarde e noite. Os participantes terão aulas de formação técnica geral e cidadania, que ocorrerão em espaço próprio para a capacitação em soldagem, na rua Hermes da Fonseca, 332, bairro Rio Branco, em Canoas. As inscrições para as primeiras 180 vagas estarão abertas a partir das 14h do dia 22, das 10h às 19h, em dias úteis, nas quatro subprefeituras. A lista dos selecionados será divulgada no dia 5 de julho e o início das aulas está previsto para 16 de julho. O curso capacitará 60 alunos por vez. As demais 340 vagas serão preenchidas em 2013.
Artecola integra entidade nacional do setor automotivo
A Artecola é a mais nova integrante da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). De acordo com Evandro Kunst, diretor-executivo de adesivos e laminados, o objetivo é participar das experiências de profissionais da empresa com profissionais do setor visando o desenvolvimento de produtos voltados ao aperfeiçoamento dos veículos, especialmente em termos de preservação ambiental. A associação da Artecola à comunidade de engenheiros automotivos vai integrar a empresa à estrutura administrativa do setor automotivo, em todos os seus níveis, que envolve governo, montadoras, fornecedores, sistemistas e clientes finais.  O executivo ressalta a oportunidade de os profissionais da empresa se integrarem a um dos universos mais importantes da indústria nacional e participarem do intercâmbio de experiências que incentiva os processos de inovação, pesquisa, desenvolvimento de novos conceitos e aprimoramento das linhas de produto, em benefício do setor.
Compliance e ILTDA unem forças
A Compliance Comunicação Empresarial e a ILTDA Comunicação acabam de criar a Compliance ILTDA, uma joint venture que conta com amplo portfólio de serviços para atender as demandas na área de mídia de empresas de todos os portes. Com a parceria, a Compliance, que fornece serviços de comunicação integrada para as áreas de imprensa, marketing e relações com investidores, contará com a expertise da ILTDA na área de planejamento de marketing, além de branding, design e propaganda.
Prêmio Excelência Movergs será no dia 5
A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) promove, no próximo mês, o Prêmio Excelência Movergs 2012. A distinção tem como objetivo reconhecer e premiar as indústrias do segmento que se destacaram nos mercados interno e externo. Além disso, reserva espaço para homenagear uma personalidade envolvida na cadeia produtiva de madeira e móveis que tenha se destacado no apoio ao desenvolvimento do setor. A divulgação oficial do resultado, com todas as suas premiações ocorre junto ao XXII Congresso Movergs, que ocorrerá no dia 5 de julho, das 8h às 16h30min, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS).
Moda online com curadoria
As executivas Karen Sanchez e Paola Haidar estão a todo vapor com o lançamento do Lets. Especialistas em e-commerce e moda, respectivamente, elas se uniram para oferecer moda com curadoria via internet. O portfólio conta com cerca de 800 produtos de private label, além de itens de marcas como Fórum e Colcci, que tiveram parceria firmada na última semana. Para o próximo semestre, o Lets tem como objetivo aumentar em 50% o número de parcerias e agregar mais de 1.500 produtos ao mix.
Tuin Sapataria inaugura no Wallig
Na quinta-feira, a Tuin Sapataria abriu as portas no Shopping Bourbon Wallig. Paulo LangHang, proprietário da Tuin, ofereceu um coquetel para comemorar a ocasião com os convidados. A Tuin abastece as prateleiras com modelos novos inspirados em grifes conceituadas, desenvolvidos e produzidos com exclusividade. A cor, o solado e o tamanho do salto são os grandes diferenciais da marca.
O Dia
  • Começará a 12ª Expo Supermercados, às 9h, no Centro de Eventos Gaúcho, no Parque da Harmonia. Continuará amanhã.
  • Tumelero e FTEC fazem a entrega simbólica da revitalização do Edifício Ely e comemoração dos 90 anos do empreendimento. A partir das 8h30min, na rua Comendador Manoel Pereira, 249, em Porto Alegre.
  • Lançamento do livro “Mãe de Deus: história, gestão e responsabilidade social”, às 19h30min, no auditório do Hospital Mãe de Deus, rua Costa, 29, Porto Alegre.
  • A UTC Engenharia apresentará o projeto UTC Charqueadas, durante painel promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/RS) às 12h, na Fiergs.
  • A Prefeitura de Canoas apresenta o Centro de Negócios, empreendimento multiuso, composto por lojas, salas comerciais, garagens, hotel e complexo de eventos e serviços. Às 11h, no Paço Municipal, rua 15 de Janeiro.
  • O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, será o palestrante do Almoço de Ideias organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS). Informações pelo e-mail cics@cicscanoas.com.br ou telefone 3466-4666.
  • Nesta terça-feira e dia 28, a Semente Negócios  e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da Ufrgs ministram curso sobre modelos de negócios inovadores. Na Sedetec (Praça Argentina, prédio 11.102).