Novo conceito imobiliário

Por

Um dos negócios que tende a crescer no mercado imobiliário nos próximos tempos é o conceito de Built for rental – construído para alugar, em tradução livre. A informação é de Rogério Dirani, executivo à frente da DLegend, empresa especializada em locações comerciais. “Com o crescimento econômico, somado à dificuldade do trânsito, os empreendedores estão querendo espalhar filiais pela cidade - show-rooms, bancos, farmácias, lojas de carro, móveis, roupas”, diz o executivo. O problema é que hoje só se encontram casas velhas, com aproveitamento ruim, nas quais não se consegue transmitir o conceito do negócio. “Descobrimos este nicho e temos feito lojas bem simples, envidraçadas, com pé-direito alto e ali os inquilinos acabam agregando ao imóvel conceitos que ajudam a fortalecer os seus negócios”, explica Dirani. A maioria destes imóveis estão sendo locados pela DLegend bem antes de ficarem prontos.
Apresentação

A OAS Empreendimentos aumentou a campanha de apresentação da empresa aos gaúchos, com novos anúncios em jornais, cinemas, tevês e painéis, elaborados pela Dez. Está sendo mais inteligente que outra baiana, a Odebrecht, que quando comprou o polo petroquímico gaúcho se fechou em copas e pagou um alto preço por isso, levando muito mais tempo do que o esperado para ser aceita pelos gaúchos. Alguns, até hoje, ainda não veem com bons olhos “a compra do nosso polo pelos baianos”. Uma frase de Alexandre Libório, gerente de Marketing da OAS, é bem significativa: “Antes de mais nada, precisávamos apresentar nossas credenciais e pedir licença para entrar na cidade.”

Energia elétrica

Se o Brasil não prorrogar as concessões de energia elétrica, que terminam em 2015, e fazer licitações para novos concessionários, a sociedade poderá economizar cerca de R$ 1 trilhão nos próximos 30 anos. A informação é de Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo que, segundo ele, “calculou o impacto do fim dos contratos sobre o preço da energia elétrica e chegou a números estarrecedores”. Skaf diz confiar que a presidente Dilma Rousseff vai rejeitar a tese de reprorrogação das concessões e determinar novas licitações.

Ypióca

A tradicional cachaça cearense Ypióca, distribuída em todo o Brasil, poderá ser comprada por uma multinacional. A Diageo, Campari e Pernod Ricard manifestaram interesse em comprá-la. Quando conversei com o dono, Everardo Telles, o ano passado, em Maranguape, ele não pensava em vender sua empresa de sucesso, dizendo que se tratava de um empreendimento familiar que deveria continuar na família. Alguma coisa deve ter mudado.

Padrinhos

Os deputados federais Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e Paulo Ferreira foram os padrinhos para que se concretizasse o arrendamento da Doux Frangosul pela JBS. Quem disse isso foi o próprio presidente da JBS, Uesley Batista, dia 4, em Montenegro.

Centrais hidrelétricas 

O Rio Grande do Sul abriga 40 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que geram 447 MW, e tem outras 16 em construção. No Brasil, as PCHs respondem por uma potência de 3.854 MW e a estimativa é que esta capacidade pode ser multiplicada por seis nos próximos 20 anos. Na semana passada, o núcleo gaúcho do Comitê Brasileiro de Barragens realizou um encontro, em Porto Alegre, para atrair novos investimentos ao setor.

Polar é daqui

Dando continuidade ao conceito “A Melhor do mundo é daqui”, que exalta que as melhores coisas do mundo são provenientes do Rio Grande do Sul, a cerveja Polar, patrimônio gaúcho, lançou sua  comunicação para 2012. Para estrelar a nova fase de comunicação a marca buscou um dos principais ícones do Estado, o Gaúcho da Fronteira, que pela primeira vez se une aos “magrões”, famosa dupla de personagens que participa das campanhas da Polar há 10 anos. A criação é da Agência Paim. 

Parquímetros
A Digicon, de Gravataí, comemora o crescimento do mercado de Sistemas de Controle de Estacionamento Rotativo. Somente no primeiro trimestre deste ano a empresa forneceu mais de 200 parquímetros, um aumento expressivo comparado ao mesmo período de 2011, quando foram comercializados 40 equipamentos. De acordo com Hélgio Trindade Filho, gerente de produto, o aumento da demanda está relacionado, entre outros fatores, ao crescimento expressivo do número de veículos nas cidades e à necessidade de democratizar as áreas de estacionamento na via pública. 
Feijoada
Recomeçaram, sábado, as tradicionais Feijoadas do Plazinha, no Hotel Plaza Porto Alegre, que são realizadas desde 1977. É a mais famosa da cidade.
O Dia
• No UniRitter Porto Alegre, a International Fair,  com participação de universidades da Espanha, Itália, Peru, Portugal, México, Estados Unidos, Chile e Austrália, às 9h30min, à rua Orfanotrófio, 555.
•  Alessandro Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht, participam de almoço só para convidados do Conselho do Prêmio Exportação RS e Advb-RS, sobre competitividade e o mercado exportador, às 12h, no Sheraton Hotel.
•  O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal, será o palestrante do almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, às 12h, na CIC.
•  O coordenador do MBA de Gestão de Projetos da HSM Educação, Luis César Menezes, será o palestrante do almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, às 12h,
•  Cerimônia de posse das diretorias da Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil. 
•  Sérgio Gilberto Porto, doutor em Direito, proferirá a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Processo Civil da Verbo Jurídico, às 19h30min, na nova sede, à rua Livramento, 310.
•  A Souza Cruz apresentará seus resultados na Apimec-Sul, às 18h, no Hotel Deville, avenida dos Estados, 1909.
• A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha realizará rodada de negócios, às 19h.