Gargalos do trânsito em Porto Alegre

Por

O transporte coletivo urbano de Porto Alegre é deficiente, não tanto pela qualidade da frota e competência das empresas operadoras, mas, principalmente, pela falta de infraestrutura da cidade que permita mais rapidez ao tráfego e maior circulação de veículos. Há ruas estreitas, faltam avenidas, e a frota de automóveis aumenta na média de 84 veículos por dia, criando engarrafamentos, algo que a cidade, até recentemente, só conhecia nas chamadas "horas de pico". O Sistema Transporte Sul, que reúne quatro empresas de ônibus - Belém Novo, Restinga, Teresópolis-Cavalhada e Trevo - e atende a população de 60 bairros, tem experiência para demonstrar os principais problemas do transporte coletivo: além do aumento da frota veicular, falta de corredores exclusivos para ônibus - a cidade tem apenas 70 km de corredores - e má conservação de ruas e avenidas. As autoridades municipais precisam cuidar disso e, principalmente, de pontos de estrangulamento como Entorno da Rodoviária, Avenida Ipiranga/Avenida Azenha, Avenida Oscar Pereira, Avenida Coronel Marcos/Avenida Tramandaí, Avenida Cavalhada/Avenida Otto Niemeyer e Avenida Borges de Medeiros/Avenida Ipiranga, só para relacionar os mais complicados para os ônibus do STS. Este momento pré-Copa de 2014 é o ideal para tratar deste assunto e, nesta Semana do Trânsito, melhor ainda. Os técnicos do STS tem um bom estudo sobre o assunto e deveriam ser chamados a contribuir com o debate e a busca de soluções.
Carros
Em 2004, Porto Alegre tinha 1 carro para cada 4 habitantes; hoje, é 1 carro para cada 2 habitantes. Em 2020, será 1,4 habitante carro. Os dados são do Sistema Transportador Sul e mostram que a situação do trânsito, na capital, tende a piorar. Quem viver, verá.
Sem erro
A Rotermund, em parceria com o professor Paulo Flávio Ledur e a Editora AGE, lançou a Agenda Gramatical 2012. O professor Ledur já vem trabalhando sobre as mudanças na forma de escrita e as dificuldades de adequação em função do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que deve ser implantado definitivamente a partir de janeiro de 2013.
Unimed
A agência de publicidade Escala criou a campanha institucional dos 40 anos da Unimed Porto Alegre. Reforça a importância da medicina preventiva.
Expansão
A Scalzilli.fmv Advogados & Associados, de Porto Alegre, contratou a Resultato, uma das principais empresas de consultoria em escritórios de advocacia do Sul do País. A empresa irá desenvolver estratégias de gestão em pessoas e atendimento a clientes, com objetivo de expandir a atuação do escritório como banca jurídica nacional.
Rio Grande
O porto de Rio Grande movimentou 647.081 TEUs em containeres, em 2010. A informação é de Lorena Barros Garibaldi, da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência do Porto do Rio Grande, retificando informação que publicamos há duas semanas.
Fusão
As  imobiliárias  ACC e Sollus Imóveis se uniram, segundo o diretor da Sollus, Luciano Munhoz. As imobiliárias, situadas na rua Dr. Timóteo, 763, bairro Moinhos de Vento), passaram a atuar  com imóveis de alto padrão, lançamentos, usados  e locação corporativa.
Erva-mate
A empresa Quinta do Vale Alimentos, da cidade de Doutor Ricardo fará distribuição de erva-mate, mudas da planta e informações sobre seu plantio em supermercados de Porto Alegre, entre hoje, dia 19, e quarta-feira. Além de pacotes da erva-mate Saphira, os consumidores receberão, também, uma cartilha com os 10 mandamentos do chimarrão e sua história. A Quinta é uma empresa que fatura R$ 21 milhões/ano. 
Erva-mate II
A Seiva Iléx Cosméticos, marca gaúcha que produz cosméticos à base de erva-mate, foi adquirida pelos empresários Juliana e Sérgio Ferraz, de Passo Fundo, e busca novos canais de distribuição. Tem venda porta à porta, chegou a algumas lojas e vai buscar o caminho da exportação para Portugal e Canadá.
Estágio
A Defensoria Pública da União, em Porto Alegre, está selecionando estagiários acadêmicos de Direito em caráter emergencial. O estágio destina-se a estudantes matriculados a partir do 7ª semestre do curso de Direito na data de assinatura do termo de compromisso. Os interessados devem enviar o currículo até 23 de setembro para rh.dpurs@gmail.com.
O dia
• Audiência pública na Assembléia Legislativa sobre a construção do aeroporto 20 de Setembro, entre Portão e Nova Santa Rita, coordenada pelo deputado Lucas Redecker.
• O deputado José Sperotto, vice-presidente da Assembléia Legislativa, convida para cerimônia de sanção, pelo governador Tarso Genro, da lei de sua autoria que declarou o município de Guaíba Berço da Revolução Farroupilha, às 15h, na Casa de Gomes Jardim, em Guaiba.
• O Granpiacer Ristorante e Pizzeria, de Caxias do Sul, está comemorando 8 anos. Oito pratos especiais foram preparados para quem for jantar no período do aniversário.
• A revista Foxter Gallery, da Foxter Cia. Imobiliária, chegou à sua quarta edição, agora com parceria comercial do escritório de advocacia Scalzilli, especializado em direito imobiliário.
• Às 18h, as Escolas e Faculdades QI realizarãopalestra gratuita com João Henrique Sagmeister, sócio e diretor da Four Network, sobre TI, na avenida Júlio de Castilhos, 435.