O sonho dos serranos tem 17 quilômetros

Por

Os habitantes da Serra gaúcha estão se mobilizando num movimento, iniciado em Bento Gonçalves, para conseguir o prolongamento de 17 quilômetros da atual obra da Rodovia do Parque (Porto Alegre-Esteio), de forma a desafogar completamente a rodovia BR-116 e não só parcialmente, como ocorrerá quando concluída a BR-448 como planejada. O atual projeto, que se inicia na Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, termina em Esteio, entroncando com a BR-116. O movimento, liderado pelo médico e hoteleiro Jaime José Farina, propõe um prolongamento no cotovelo de saída para Esteio, em direção a Portão, numa extensão de 17 quilômetros. “São apenas 17 km e em cima de estradas já existentes”, explica Farina.
O sonho II
Com a construção deste pequeno trecho, a BR-116 ficaria só para quem se dirige a Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Gravataí, Canoas e arredores, uma espécie de “rodovia dos alemães”; enquanto o prolongamento até Portão (RS-240) passaria a ser usado para quem se dirige à Serra – Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Veranópólis, Carlos Barbosa, Flores da Cunha e outras cidades -, se transformando na “rodovia dos italianos”. “Nunca mais passaríamos pela BR-116, que ficaria com tráfego muito mais livre”, conclui Farina. O trajeto dos turistas para a Serra, que hoje leva de 3 a 4 horas, em alguns finais de semana, ficaria reduzido a, no máximo, 2 horas. O movimento acredita que a existência de vários políticos do PT da região no poder facilitará o atendimento da reivindicação. Já foi pedido apoio ao senador Paulo Paim (PT) e aos vários deputados eleitos pela região.
Gramado
A agência de viagens Terra Turismo, de Gramado, registrou crescimento de 40% em 2010. Outra notícia da cidade serrana é que, ao que parece, Luciano Peccin superou a confusão em que quiseram metê-lo, por inveja, o Natal Luz de 2010 foi um grande sucesso e o de 2011 será ainda maior. A prefeitura está criando a Gramadotur, que vai se encarregar do Natal Luz e outros eventos.
Ecofrotas
A Ecofrotas conquistou a certificação ISO 14001. A empresa gaúcha é a maior gestora de frotas do País.
Mais cabide
Não há quem não reconheça que o País precisa de uma reforma na legislação eleitoral. Poucos sabem, no entanto, que ela já está sendo montada por uma comissão de juristas instituída pelo presidente do Senado, José Sarney, presidida pelo ministro Antônio Dias Toffoli, do STF. Menos, ainda, sabem que está sendo gerado dentro da reforma um novo “cabide de emprego”. Quem alerta é o desembargador Antonio Cesar Siqueira, presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro. Embora o País já tenha a Justiça  Eleitoral, a comissão propõe uma “instituição específica para cuidar dos temas relativos às eleições”.  Haveria concursos para cargos de juízes eleitorais e uma onerosa estrutura permanente. A mudança representaria significativo aumento de despesas, não só com o pagamento de salários, como pelo custeio das novas unidades.
SAE
O diretor-executivo da Randon S.A, Norberto Fabris, passou a integrar a nova diretoria da SAE Brasil, principal associação de engenheiros da área da mobilidade. O executivo caxiense será responsável pela região Sul, que inclui os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Colombo
A rede de Lojas Colombo iniciou a ‘Liquida Colombo – Grandes Marcas’ que se estenderá até o final de fevereiro nas filiais instaladas no Rio Grande do Sul. Neste período, as lojas terão ofertas renovadas das melhores marcas a cada semana.
Sucesso
A Urbanizadora Nossa Senhora do Caravaggio, empresa da Toniolo Busnello, comemora o sucesso de vendas do loteamento Reserva do Parque, em Caxias do Sul: 90% das vendas aconteceram em uma semana. Localizado no bairro Sanvito, nas proximidades do Shopping Iguatemi, tem terrenos de 360 metros quadrados a 960 metros quadrados e os valores variam de R$ 205.200,00 a R$ 547.200,00.
Florybal
A indústria de chocolates Florybal, da Serra gaúcha, comemorou 20 anos, em janeiro. Reuniu mais de 600 colaboradores no Parque Fazenda da Serra.
O Dia
  • O Aldeia Praia Shopping receberá convidados,  às 20h, para a inauguração da Calçada da Fama, um importante marco na história do Surf no RS, resgatando sua memória.
  • Abertura da Vindima, sábado, às 17h, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, junto ao Hotel Villa Michelon. Haverá colheita e pisa de uvas, além de filó italiano.