Nova atração enoturística na Campanha

Por

Já foi escolhido o local – sobre uma coxilha sobranceira à BR-293 – e concluído o projeto para a construção da Vinícola da Estância, a nova iniciativa do empresário rural Walter Jose Pötter, cujos primeiros vinhos – Rastros do Pampa, um cabernet sauvignon, e Luar do Pampa, um gewurztraminr – estão no mercado e foram bem aceitos, inclusive na recente Expovinis, em São Paulo. É um projeto de arquitetura com inspiração espanhola, típica da colonização da região, no qual será feita a vinificação e o envelhecimento dos vinhos e também funcionará como estabelecimento de enogastronomia para recebimento de turistas que queiram conhecer vinhos da Campanha e curtir a hospitalidade gaúcha. Os próximos lançamentos serão um sauvignon blanc, denominado Ecos do Pampa, e um espumante, rotulado Nuance do Pampa. Depois, será a vez de um assemblage, possivelmente denominado Vinho da Estância.
Nova atração II
Os vinhedoes estão na Estância Leões, na Serrinha de Dom Pedrito, com clima e solo ideais para o plantio de parreiras, com uvas cabernet sauvignon, tannat, merlot e tempranillo, entre as tintas, chardonnay, gewurztraminer e souvigon blanc, entre as bancas, controladas pela enóloga Gabriela Pötter. Atualmente, a vinificação das tintas é feita pela Embrapa e a das brancas pela Piagentini, na serra. Quando a vinificação for na vinícola própria, Walter Pötter espera produzir 50 mil garrafas, em 2011, e 180 mil na consolidação do projeto. Hoje, no evento Sabores do Sul, do Sebrae-RS, os primeiros vinhos da Vinícola da Estância serão degustados, às 19h30min, no Novotel.
Urbanismo
O presidente do Sinduscon-RS,  Paulo Vanzetto Garcia, propôs, ontem, ao prefeito José Fortunati a utilização de áreas da cidade ocupadas por sub-habitações para a implantação de projetos econômica e ambientalmente sustentáveis. Citou como exemplo a Vila Cruzeiro, que poderia ser parcialmente ocupada por construções verticais, dotadas de completa infraestrutura e, ainda, gerar estoque de terrenos para outros empreendimentos.
Admissibilidade
Todo processo de grande vulto deve passar por uma acurada revisão antes de ir ao Tribunal Superior do Trabalho. O escritório Barata Silva Advogados, fundado pelo ministro Carlos Alberto Barata Silva nos anos 1990, oferece o serviço de Revista de Admissibilidade, segundo a advogada Ligia Barata Silva, sócia do escritório.
Piscinas
Um mercado, geralmente um pouco frio, está aquecido. O gerente administrativo da Megafyber, fabricante gaúcha de piscinas de fibra de vidro, informa forte aumento de vendas. Isso ocorre, segundo ele, por conta da facilidade de acesso ao crédito. “Atualmente, os lojistas podem usar recursos do Bndes para adquirir as piscinas e o consumidor final pode fazer a compra parcelada em até 36 vezes”, diz. A Megafyber é umas das principais fabricantes do produto e já registra este ano evolução nas vendas em 8%. A empresa negocia cerca de 1,6 mil piscinas/ano.
CNI
O industrial gaúcho Paulo Fernandes Tigre, presidente da Fiergs, foi reeleito vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. O novo presidente da CNI é o mineiro Robson Braga de Andrade.
Arquitetos
Um grupo de arquitetos gaúchos, liderado pelo presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura-RS, arquiteto Joaquim Haas, rumou para a Bahia. Participarão, em Comandatuba, do 1º Fórum Internacional AsBEA.
O Dia
• Aberto concurso para 16 vagas no Hospital Centenário, de São Leopoldo: 7 para médicos, as demais para técnicos, com salários de R$ 1.149,78 a R$ 2.573,23. Inscrições até 14 de junho, em www.fundatec.com.br.
• A Vivo anunciará, em videoconferência, às 10h30min, parceria com o Bradesco.
•  Secretaria da Agricultura lançará novo site, em café da manhã, às 11h, na Sala 51, avenida Getúlio Vargas, 1.384.
• Astor Moschetta, presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos da Pucrs, será o palestrante do Meeting de Tecnologia da Federasul, às 11h30min.
• A Cabanha Catanduva fará almoço de lançamento do 3º Red Concert, leilão de elite de Angus, às 12h, no Barranco.
• A relação cliente-advogado será o tema do advogado João Pedro Ibañez Leal, às 12h, no Instituto dos Advogados, Travessa Acilino de Carvalho, 21, 7º andar.
• O Sinduscon/RS promoverá, hoje e amanhã, o XVII Seminário Qualidade na Construção Civil – Inovação e Sustentabilidade, às 14h.
• Drogaria Onofre estreia na Casa Cor. Oferecerá serviços de maquiagem e massagem,  na avenida dos Estados, 111.
• O Fátima Saúde é um dos patrocinadores do Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos, que começa, hoje, em Gramado. Apresentará o Fátima Life, Sistema de Gestão de Saúde Empresarial.
• O papel social do jornalista frente às questões ambientais será abordado na Jornada de Comunicação, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, às 9h, na Pucrs (avenida Ipiranga, 6.681), simultaneamente ao VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. Entre os participantes, Ana Fritsch, do Jornal do Comércio.
• O restaurante de cozinha japonesa contemporânea Saikô completa 10 anos e fará coquetel, às 19h, na rua Ijuí, 668. Kampai!
• Lançamento do roteiro gastronômico Sabores de Canela, às 20h, no Hotel Continental, em Canela.
• O site http://schirmermusik.ning.com/ está completando um ano de documentação do projeto Orquestra de Câmara Jovem-RS. Às 15h, haverá concerto no Memorial do Ministério Público em homenagem ao jornalista Lauro Schirmer.
• Direito da Família será o tema do advogado João Pedro Leal, às 12h, no Instituto dos Advogados-RS, Travessa Acilino de Carvalho, 21, entrada franca.
•  Inauguração de mais um espaço cultural para a cidade, o Studio Paulo Pinheiro, às 18h30min, na rua Valparaíso, 776.