Parceria em mobilidade urbana

Por

A FedEx, a rede Embarq e o Centro de Transporte Sustentável do México uniram-se para criar uma  rede nacional de mobilidade urbana sustentável. Ao doar US$ 500 mil ao projeto, a FedEx contribui para melhorar a qualidade de vida dos mexicanos que durante dois anos terão consultoria, assistência técnica e assessoria no planejamento de projetos de infraestrutura e mobilidade por parte dos técnicos da rede Embarq e CTS México. O presidente do Centro de Transporte Sustentável do Brasil, Luis Antonio Lindau, que vem defendendo a necessidade de alianças semelhantes no Brasil, lembra que este é um modelo saudável de parceria a ser seguido por empresas e instituições para a promoção de uma vida mais saudável nas cidades com mais de 500 mil habitantes.
Caos Urbano
Por falar em mobilidade urbana, um evento que parece muito interessante para os que se preocupam com os problemas das cidades é a 1ª Conferência de Cidades Inovadoras, a ser realizado, em Curitiba, de 10 a 13 de março. Parte dos problemas que as grandes cidades enfrentam, como trânsito caótico, falta de estrutura viária, enchentes, poluição e até modelos de gestão de administração pública são alguns dos temas que estarão em discussão no evento promovido pela Federação das Indústrias do Paraná.
Sumiu
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária anda atrás de Ademar Kehrwald, que foi dono da Data Control, que foi a maior escola de informática do Brasil, com cerca de 80 mil alunos, ficou milionário, mas foi preso por sonegação de impostos. Até 1999, Kehrwald era o preso número 105.197 do Presídio Central, em Porto Alegre, condenado à pena de 14 anos e 5 meses de prisão, depois reduzida para 8 anos e 4 meses. Certamente, cumpriu a pena e trocou de endereço, porque o Incra quer conversar com ele sobre a Estância Santa Verônica, de 981,80 hectares, localizada em Santa Margarida do Sul, perto de São Gabriel, e publicou edital na imprensa. O superintendente Regional do Incra, Mozar Artur Dietrich, não fala em desapropriação, mas diz que o instituto quer “verificar o cumprimento da função social da propriedade”. Dias 24 e 26, os técnicos do Incra irão vistoriar a fazenda.
Calor e negócio
O Shopping Porto Alegre, o Camelódromo, vendeu 350 ventiladores em três dias. Novas encomendas foram feitas para serem vendidas durante o Liquida Porto Alegre com preços atraentes.
Óleo pecã
O óleo comestível de noz-pecã é 30% mais rico em óleos poli-insaturados e tem 30% menos gorduras que o azeite de oliva. Quem garante isso é a Pecanita, maior empresa produtora e beneficiadora de noz-pecã do Brasil, com sede em Cachoeira do Sul, que está lançando seu óleo de noz-pecã, de sabor marcante, muito utilizado na culinária mediterrânea, por ser apontado como mais saudável que os demais. A Pecanita, que tem 600 hectares plantados e processa 600 toneladas de nozes por ano, começou a produzir 5 mil garrafas de 250 ml/mês, colocadas no mercado a R$ 40,00 cada.
Funcionais
Acabou a falta de Coca-Cola Light no mercado da região Sul. A Vonpar começou a distribuir a Coca-Cola Light Plus, inaugurando uma nova era nos refrigerantes, os chamados “funcionais”. Funcional é aquela bebida ou alimento dito com efeitos terapêuticos. Neste caso, a bebida, além de baixas calorias, tem vitaminas B3, B6 e B12, além dos minerais magnésio e zinco, nutrientes importantes para a saúde. As vitaminas fazem bem para a pele, o metabolismo de proteínas e e formação de células sanguíneas, e os minerais contribuem para a formação óssea e dental e funcionamento do sistema imunológico.
Ferrari
O restaurante Peppo Cucina, de Pedro Hoffman, foi designado embaixador da centenária marca Ferrari em Porto Alegre e passou a oferecer os espumantes Ferrari Maximum Brut e Ferrari Perlè Brut em sua carta de vinhos. Além disso, trabalhará com a linha de acessórios exclusivos para a degustação do espumante, utilizando inclusive as taças bojudas, inéditas por aqui. Ferrari é o maior nome da Itália em espumantes champenoise. Os espumantes Ferrari têm tanta qualidade que podem ser guardados por até 10 anos.
Funrural
Os produtores agrícolas e pecuários poderão se ver livres do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) sobre a comercialização de seus produtos. Segundo o advogado Jamil Abdo, de Novo Hamburgo, a possibilidade foi aberta após decisão do Superior Tribunal Federal, que, na semana passada, derrubou a cobrança da contribuição de 2.2% sobre a receita bruta dos ruralistas. Já o advogado Ricardo Alfonsin, outro especialista em direito rural, acrescenta que os valores pagos, nos últimos 10 anos, poderão ser recuperados na Justiça.
Tedesco
A construtora Tedesco retomará seus tradicionais encontros de início de ano com jornalistas e clientes. O deste ano será, dia 10, às 8h, na sede da empresa, com a presença dos diretores Pedro Silber, Flávio Dahlem da Rosa, Frederico Alban Neto e Daniel Blumenthal conversando sobre os planos para 2010.
Varejo
Todas as informações e tendências apresentadas no maior encontro do varejo mundial, em Nova Iorque, serão comentadas, dia 10, na Federasul, durante seminário entre 8h e 11h. Os consultores especializados Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino, da Gouvêa de Souza & MD, falarão sobre o NRE-NY 2010.
Gráficos
Ontem, foi o Dia do Gráfico. Eles não comemoraram muito, pois a indústria gráfica brasileira encerrou 2009 com queda de 2,39% na produção física de produtos, medidos em volume de papel convertido/impresso. O resultado decorre de queda de 12,19% na produção de cadernos e 2% na de embalagens impressas e de incremento de 2% na área de impressos editoriais.  A informação é da Associação Brasileira da Indústria Gráfica.
Cycloar
Uma boa notícia para os produtores que desejam investir em tecnologia de qualidade na armazenagem de grãos. O Bndes credenciou o Sistema Cycloar de Aeração Intensificada para comercializar este equipamento em todas as linhas de financiamento no segmento agrícola. O prazo de pagamento pode ser de até 90 meses com carência de até 36 meses. “Com a inflação que temos hoje, o juro é praticamente nulo”, salienta o diretor da empresa, Werner Uhlmann.
O dia
• Está marcada para o período de 9h às 18h, a eleição no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, na rua dos Andradas, 1234, 22º andar. Só há uma chapa, liderada por Ronaldo Sielichow, atual presidente.