Uma ZPE para Livramento

Por

A Assembleia Legislativa, através do seu presidente, Ivar Pavan, e das Comissões de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Aloísio Classmann, e de Economia e Desenvolvimento Sustentável, do deputado Heitor Schuch, colocou-se à disposição dos santanenses para apoiar o pedido da comunidade de criar uma ZPE em Livramento. Os parlamentares participaram de uma reunião, ontem, com os líderes da comunidade, no Palácio Farroupilha. O projeto está pronto e será apresentado ao Conselho Nacional de ZPEs. O prefeito Wainer Machado colocou uma área de 300 há à disposição para sua instalação. Livramento precisa reverter o processo de decadência econômica, pois, num período de menos de 10 anos, na virada do século, a cidade viu fechar cerca de 300 empresas, segundo Sérgio Renato de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Industrial. Além do apoio da Assembleia, o prefeito Wainer Machado quer que a governadora Yeda Crusius declare a região “área prioritária para a ZPE”.

Livramento II

A criação de uma Zona de Processamento de Exportações depende da aprovação do projeto pelo Conselho das Zonas de Processamento de Exportações, presidido pelo ministro Miguel Jorge, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Trabalhei com ele, no Estadão e, se puder, darei uma mão aos meus conterrâneos, mas a sugestão é que os santanenses acionem seus representantes na Câmara dos Deputados e no Senado para que o pleito tramite rapidamente. Um especialista em ZPE, o advogado Aldo Renato Soares, de Brasília, diz que a melhor saída para uma ZPE em Livramento seria o processamento de alimentos (carne, arroz.....) para exportação, já que não há parque industrial instalado no município. A desvantagem da cidade, segundo ele, é a distância do porto de Rio Grande, que poderá ser resolvido por ferrovia, ou, então, por Montevidéu. É interessante lembrar que, com as mudanças feitas ultimamente no regulamento das ZPEs, 20% do que for produzido poderá ser internalizado, ou seja, comercializado no mercado brasileiro, desde que se recolham todos os impostos.

Insensatez

“Estamos comemorando os 90 anos de Sociedade Rural Brasileira mas jamais vimos em nossa história um projeto tão insensato como o que as autoridades da reforma agrária estão querendo impor à agricultura, exigindo que os  produtores rurais elevem consideravelmente os índices  de produtividade, caso contrário correm o risco de perder suas terras”.  A frase é de Cesário Ramalho, presidente da SRB, criticando a intenção do governo federal de aumentar os índices de produtividade do campo.

Rodovias

O programa de investimentos do governo do Estado no setor de rodovias será debatido durante o Bom Dia Engenharia, promovido pela Sociedade de Engenharia-RS, às 8h30min, na Travessa Acylino de Carvalho, 33, 7º andar. Palestrante será o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Vicente Paulo Mattos de Brito Pereira. O presidente da Sergs, Cylon Rosa Neto, lembra que o Estado, a partir da conquista do déficit zero, recuperou a capacidade de investimento em rodovias, não apenas com recursos orçamentários, como também através de financiamentos nacionais e internacionais e Parcerias Público-Privadas. “Pretendemos apresentar o horizonte de obras previsto pelo Daer para os próximos anos, o que abrirá  mercado para os profissionais e empresas da área, incluindo a elaboração de projetos, construção e atividades afins”, explicou.

Recuperação

“Quem está voltado para o mercado interno tem mais chance de recuperação”.  A frase é do ex-governador Germano Rigotto, em conversa com Hugo Pinto Ribeiro, presidente do Sincodiv Fenabrave, segunda-feira, no sindicato. Rigotto comentou que a queda na venda de veículos, no Brasil, foi de 8,1%, enquanto nos Estados Unidos chegou a 36,9%, no Japão 19,9% e na Alemanha 14,1%. Ontem, Rigotto foi o palestrante do almoço da Sociedade de Engenharia, na Pedra Redonda. Falou sobre “o Brasil pós-crise”.

Kaizen Conexões

O engenheiro civil Flávio Antônio Paiva comprou a Kaizen Conexões e assumiu a presidência. O empresário atua há 15 anos em empresas do segmento e continuará na administração da IPC Brasil. Por falar em conexões de ferro, o setor está reclamando das dificuldades para importar, as quais já causam desabastecimento.

Junior Achievement

A Junior Achievement concluiu mais um programa miniempresas. Durante 15 semanas, 742 alunos do Ensino Médio, em Porto Alegre, participaram de aulas teóricas e práticas sobre economia e negócios. Os estudantes aprenderam conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção e criaram e desenvolveram um produto. O grupo que formou a Holdoor S.A./E criou um peso de porta em forma de gatinho.

Vagas na Oi

A Oi, maior empresa de telecomunicações do Brasil, abriu processo seletivo para 2010 para trainees e estagiários. Em todo o País, serão 420 vagas para estágios. Interessados podem se candidatar em www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi até o próximo dia 25.

O Dia

• A escritora Lya Luft fará palestra aberta ao público, às 9h, no cinema Unibanco Arteplex do Bourbon Country, em benefício da Santa Casa. Ingresso é um litro de leite longa-vida ou um pacote de fralda geriátrica. Sobre como envelhecer bem.

• O almoço da ADCE terá palestra de André Azevedo, coordenador de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, falando sobre a crise internacional. Às 12h, no restaurante Grelha do Porto, rua José de Alencar, 1057.

• A partir das 12h, a Associação dos Profissionais de Mercados de Capitais promoverá a entrega do 12º Prêmio Walter Fredrich, em almoço no Hotel Plaza São Rafael.

• Historiador Voltaire Schilling falará sobre Crime e Castigo, de Dostoieviski, às 19h, no Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul,  travessa Acelino de Carvalho, 21, 7º andar.

• Sérgius Gonzaga, secretário de Cultura de Porto Alegre, lançará livro de crônicas, às 18h30min, na Livraria Nobel do Shopping Total.

• Lançamento oficial do Sonho de Natal de Canela, no Hotel Continental, em Canela.

• Vários empresários confirmaram presença no aniversário do vereador Reginaldo Pujol, às 20h, no restaurante Panorama, na Puc.

• Até dia 8, a Exposição Salvar o Planeta, organizada pelo Greenpeace, estará no Shopping Iguatemi.