Energia da natureza na Pucrs

Por

Diversas faculdades, institutos e centros de pesquisa da Pucrs apostam em projetos que usam fontes renováveis como o vento, o sol e os biocombustíveis de origem vegetal. A Faculdade de Engenharia realiza estudos na área de biodiesel, hidrogênio, GNV e etanol. No Laboratório de Motores e Combustíveis Alternativos o uso de biodiesel em motor-gerador é projeto de iniciação científica e dissertação de mestrado, escreve a Revista Pucrs em seu último número. O equipamento que converte energia mecânica em elétrica é o mesmo usado em edifícios quando falta luz. A proposta é analisar o desempenho da geração de energia e emissão de gases poluentes, comparando-os com o do diesel convencional.
Biodiesel x diesel
A pesquisa da Pucrs sobre o uso do biodiesel para gerar energia apresenta a mesma autonomia, potência e desempenho elétrico do diesel, mas reduz as emissões da gases poluentes. O consumo é levemente maior, mas abaixo de 5%. Os testes foram feitos com biodiesel puro e diferentes misturas. Na medida em que aumenta o teor do biodiesel, aumenta o consumo, mas diminuem os poluentes.
No aeromóvel
A ideia da Pucrs é aplicar o resultado das pesquisas na linha experimental do aeromóvel a ser instalado em seu campus. Ele terá energia elétrica e de gerador por biodiesel. A construção deve se iniciar em 2016 e fará o percurso do prédio da fundação Irmão José Otão ao Parque Esportivo.
Facas artesanais
Associação Gaúcha de Cutelaria reúne às 10h deste sábado associados, produtores e curiosos de facas artesanais no Vitrine Gaúcha do DC Shopping da Capital para venda de produtos da arte da forja artesanal gaúcha. Estarão na mostra desde as facas mais simples a exemplares raros para colecionadores.
Inovação em vendas
Um método inovador para vendas B2B será apresentado pelo CEO da Exact Sales, Théo Orosco, em workshop gratuito no Santa Maria Tecnoparque na noite da próxima terça-feira. O Acerte em Cheio é uma estratégia aplicada com sucesso por várias empresas do Brasil, além de reduzir o tempo e as despesas com negociação.
Igualdade no uso do espaço urbano
Um dos papas da cúpula mundial de ex-prefeitos, ocorrida no Rio de Janeiro, foi sem dúvida o de Bogotá, Enrique Peñalosa. Além da revolução que promoveu na sua gestão, tem conceitos originais sobre a cidade. "O transporte urbano não é só uma questão de conveniência e economia, mas de justiça e equidade. O recurso físico mais valioso de uma cidade é seu espaço urbano. E, por isso, sua distribuição entre carros, ônibus, pedestres e bicicletas é mais uma questão político-ideológica, do que técnica. Quando pensamos na cidade que queremos, não podemos esquecer o 1º artigo da Constituição. Se todas as pessoas são iguais, todas têm direito ao mesmo espaço urbano", diz ele.