A invasão do plástico

Por

Ninguém imagina que, de uma hora para outra, viveríamos sem o plástico, dada sua utilidade e comodidade. Surgido nos anos de 1950, a produção duplica-se a cada 11 anos. Mas é possível melhorar seu destino. O que não poderia ocorrer é o que acaba de concluir estudo de pesquisadores do Imperial College London: 90% das aves marinhas têm plástico em seu organismo, porque os oceanos recebem por ano 8 milhões de toneladas. Os pesquisadores avaliaram a situação de 135 espécies de aves por estudos entre 1962 e 2012. Os pássaros, incluindo pinguins e gaivotas, confundem as cores brilhantes das garrafas e outros fragmentos com comida.
Depósitos judiciais
Como os depósitos judiciais não pertencem nem à Justiça nem ao Estado, mas à parte que ingressou com ação na Justiça, eles podem ser requisitados a qualquer momento em que a parte tiver ganho de causa. Foi o que ocorreu há pouco, e o governo teve que depositar R$ 90 milhões em 48 horas, lembra o secretário Márcio Biolchi.
Barrinhas de café
Hart's Natural, de Pareci (RS), acrescentou a barrinha de frutas Love Café a seu mix na rede Zaffari e Bourbon. Ela traz na fórmula tâmaras, castanha do Pará, chocolate amargo 70% cacau e café orgânico torrado. É zero glúten, rico em fibras, ingredientes 100% naturais, sem corantes, conservantes e gordura trans.
O Plano Precaver
Unicred Central RS superou os R$ 80 milhões em portabilidades no Plano de Previdência Privada Precaver, administrado pela Quanta Previdência Unicred. E, com isso, tornou-se o maior em patrimônio portado de todas as centrais do País. Criado em 2005, o Precaver opera em 8 cooperativas do Sistema Unicred RS.
Moda na Expointer
É hoje à tarde, no Boulevard da Expointer, o lançamento da grife Aurora, de moda sustentável em pura lã de ovelha, pela jovem designer gaúcha Érica Arrué. Ela apresenta peças de vestuário de sua coleção inverno, mesclando técnicas de tricô, crochê e feltro, tingidas com pigmentos vegetais e feitas à mão por uma cooperativa de tricoteiras.
Doces gaúchos para 50 países
A Docile, fábrica de candies de Lajeado, liderada pelos diretores Alexandre, Fernando e Ricardo Heineck, completa hoje 24 anos com mais de 200 itens no portfólio distribuídos em seis linhas (balas de goma, chicles de bola, refrescos em pó, pastilhas, balas de gelatina e marshmallow) e um parque industrial em Pernambuco. Exportando para mais de 50 países nos cinco continentes, registra uma produção mensal de dois milhões de quilos, sendo a maior produtora de pastilhas e a segunda no ranking de balas de goma da América Latina. Até o final de 2015, transfere sua fábrica de Jaboatão dos Guararapes para Vitória de Santo Antão, no mesmo estado, multiplicando por quatro a área e gerando 100 empregos diretos.