Memórias do Vinho Gaúcho

Por

Rinaldo Dal Pizzol e Sérgio Inglez de Sousa lançam, no final da tarde de hoje, na sede da Farsul em Porto Alegre, o livro Memórias do Vinho Gaúcho. Seu levantamento começa nos primórdios da nossa vitivinicultura, entre 1600 e 1875, em que trata, por exemplo, dos jesuítas como os primeiros viticultores gaúchos, e se encerra com as grandes transformações do vinho brasileiro de 1990 a 2000. Entre  os documentos, destacam-se as fotos históricas, como o registro de um anúncio da fazenda Quinta do Seival, de propriedade de João Marimon e seus filhos, em Bagé, considerado o maior estabelecimento vitivinícola do Estado na época. Rinaldo Dal Pizzol é gaúcho, consultor de vinhos, e Sérgio Inglez, paulista, escritor de vinhos.
Em três volumes
Distribuído em três volumes, que totalizam 752 páginas, editado pela Editora AGE, o livro é financiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, tem a apresentação do escritor Luis Fernando Verissimo, prefácio do ex-ministro da Agricultura Francisco Turra e prólogo do empresário Raul Randon.
Comércio de rua
A maioria de 62,3% dos consumidores ouvidos pela pesquisa do Sindilojas e da CDL de Porto Alegre pretende fazer suas compras de Natal no comércio de rua. Foi também em lojas de rua que a fábrica de chocolate Do Parke de Gramado apostou quando decidiu abrir as vendas de varejo. E, neste Natal, a marca já conta com três unidades na Capital.
O 190 da Brigada
Mesmo na já histórica escassez de contingente, a Brigada Militar deveria dar maior atenção às chamadas de socorro pelo telefone 190 em Porto Alegre. O atendimento deixa a desejar em rapidez, porque as posições se dizem ocupadas. E rapidez é tudo o que se precisa neste ambiente. A Brigada parece esquecer a recomendação de chamá-la quando encontra suspeitos perto de casa.
ISO para Simecan
A auditoria de manutenção da ISO 9001:2008, realizada pela BRTÜV, aprovou, nessa semana, o Simecan, sem nenhuma não-conformidade, reiterando que o sindicato de Canoas e Nova Santa Rita está comprometido com a qualidade na prestação de serviços às empresas associadas. A certificação original data de 2006.
Sushi house em contêiner de rua
Depois de operar com o aval dos órgãos competentes da saúde e comércio, o primeiro food truck de Porto Alegre com a temakeria móvel, o Ligeirin Temaki, dos sócios Filipe da Costa e Fábio Toshio, lança a primeira sushi house dentro de um contêiner marítimo na Wenceslau Escobar com deck para os clientes poderem assistir o movimento de rua. A proposta continua sendo a de tirar as pessoas de suas casas para curtir o ambiente aberto saboreando um combinado de peças de sushi. E, como no primeiro food truck, a cozinha é um aquário, para o consumidor ver tudo o que acontece do lado de dentro e acompanhar a produção do seu pedido.