As empreiteiras no poder

Por

O Brasil se surpreendeu com o fantástico poder das empreiteiras, revelado pela operação Lava Jato. Pouco se tem escrito sobre como aconteceu este processo, iniciado, segundo o historiador Pedro Campos, no governo Juscelino Kubitschek, e que teve sua lua-de-mel na ditadura militar, quando começaram a se nacionalizar e se organizar, ganhando força no cenário político e econômico. Até a década de 1950, eram construtoras que tinham seus limites no território do Estado ou região. O que ocorreu de JK para cá é que elas se infiltraram em Brasília a partir da sua construção e da implantação de centenas de grandes obras públicas, como a ponte Rio-Niterói, a Itaipu, a Transamazônica e a freeway Porto Alegre a Osório, entre tantas outras.
Grife espanhola
A espanhola Desigual abre amanhã no Shopping Iguatemi sua primeira franquia em Porto Alegre pelas mãos dos três diretores da Casa do Concurseiro, somando-se às de São Paulo e Rio de Janeiro. A grife, conhecida pelo colorido de suas peças, foi fundada em 1984 pelo suíço Thomas Meyer.
Paletas mexicanas
As Paletas Arriba acabam de chegar com exclusividade no autosserviço da rede Zaffari Bourbon. Os picolés artesanais, maiores do que os convencionais, estão já disponíveis em todas as lojas em 10 diferentes sabores, em unidades individuais ou em cinco combinações na caixa com três paletas.
Licitação de ônibus
Há uma grande curiosidade sobre se a presença de estrangeiros na licitação dos ônibus de Porto Alegre, cujas propostas serão recebidas hoje à tarde, suprirá a ausência das que operam o sistema. Estas já anunciaram que não participarão.
Brinquedos e festas
Até o final deste ano, a rede Big Center Festa, com 16 lojas no Estado, espera vender quase 300 mil itens, entre brinquedos e artigos de festa, dos quais 10% de decoração e alguns descartáveis de luxo, como talheres transparentes com detalhes em branco e taças de plástico na cor marfim. Para o Natal, ela sorteia de novo um Volks Up! 0km, cheio de brinquedos como no Dia das Crianças.
Sabor de Gramado em Porto Alegre
A Confraria Do Parke de Gramado presenteia os porto-alegrenses esta semana com a experimentação do fondue de chocolate com frutas no copo em frente às suas três lojas da cidade — Protásio Alves, 270, Anita Garibaldi, 2.135 e Andrade Neves, 141. Nestes espaços, podem ser apreciadas as especialidades da marca como chocolate quente, gelado, além das tradicionais barras, trufas, bombons finos e drágeas de alto padrão, sem glúten e sem adição de gorduras vegetais alternativas. Os produtos são elaborados com o verdadeiro cacau, diferencial da Chocolate Do Parke, uma das maiores produtoras de chocolate da Região das Hortênsias e que partiu recentemente para o varejo com o nome de Confraria do Parke.