O memorial do IAB gaúcho

Por

O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) pretende resgatar a memória da arquitetura e urbanismo gaúchos, aliado à restauração física do centenário Solar Conde de Porto Alegre, na rua General Canabarro, em Porto Alegre, onde fica sua sede. E por isso comemora a aprovação do projeto do memorial pela Lei Rouanet e Lei de Incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (LIC), que, somados, chegam aos R$ 650 mil, para serem abatidos no IR e ICMS pelos futuros patrocinadores. Segundo seu autor e coordenador técnico, arquiteto Adroaldo Xavier da Silva, o espaço público abrigará um acervo técnico e cultural, composto por fotografias, diapositivos, filmes, maquetes, manuscritos, plantas de edificações, memoriais técnicos, livros e edições históricas, além de instrumentos e equipamentos de trabalho profissional. 

Caminhando com livros

A biblioteca pública de Nova Petrópolis promoverá, na tarde do dia 30 deste mês, a 1ª edição do Caminhando com Livros, em comemoração a seus 20 anos. Crianças de até 10 anos, acompanhadas dos pais, serão recebidas na entrada do Parque Aldeia do Imigrante e caminharão por estações de leitura, distribuídas pelo parque. Em cada uma das paradas, personagens devidamente caracterizados irão narrar trechos de um conto.

Aumento de impostos

O peso da agropecuária no PIB gaúcho representa 10% do seu PIB e apenas metade disso do PIB nacional, segundo a Fundação de Economia e Estatística. Como a agropecuária paga menos impostos, isso explica porque os impostos cresceram no ano passado mais do que o PIB nacional (3,3% para 2,3%) e menos do que o PIB gaúcho (4,3% para 5,8%).

Contra feriados na Copa

A CIC de Nova Prata concorda com a posição de sua congênere do Vale do Sinos contrária aos feriados nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo. Para o presidente Edson Vinicius Morello “feriado em jogos de futebol é uma falta de respeito e me atrevo a dizer até mesmo de responsabilidade. Esta conta já esta alta demais, e quem vai pagar já sabemos”, conclui ele em seu e-mail.

Plástico verde para cosméticos orgânicos

A Surya Brasil, marca líder em cosméticos naturais, veganos e orgânicos, lança quatro novos produtos da linha Sapien Women. Com o conceito “desintoxique sua beleza”, que busca oferecer produtos mais sustentáveis, ela utiliza embalagens feitas de plástico verde produzido pela Braskem. A linha Sapiens Women foi desenvolvida para o uso diário e traz xampu, condicionador, leave-in (creme para pentear) e reparador de pontas, todos com fragrância feita a partir de extratos naturais de coco e manga. Além dos novos produtos, a linha Sapien Men já usa a matéria prima renovável. As embalagens foram produzidas em parceria com a C-Pack, empresa líder na América Latina na produção de bisnagas plásticas flexíveis, e estarão disponíveis na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.