A nova classe do precariado

Por

A Universidade de São Paulo será palco neste domingo do lançamento do livro do economista britânico Guy Standing, “O Precariado – a Nova Classe Perigosa”, com a presença do autor. É um neologismo, que combina o adjetivo precário com o substantivo proletariado. E retrata a classe social emergente, surgida de uma estrutura global mais fragmentada, composta por grupos socioeconômicos distintos, com diferentes reivindicações, que vivem sem vínculos empregatícios e estabilidade no trabalho, trocando, por isso, de empregos com frequência, sem segurança e garantias. Ela resulta, segundo o autor, de práticas adotadas por países a favor da flexibilidade do mercado de trabalho e da meritocracia, juntamente com a terceira revolução industrial e a superexploração de populações da Ásia.
Nova marca do BRDE
A Paim assina o projeto de modernização da marca BRDE em seu plano de comunicação para até 2015. O trabalho deverá orientar desde as fachadas das agências aos folders de divulgação dos produtos. A Paim trabalha também em campanha de divulgação do banco, que se iniciará em outubro, segundo o diretor Décio Krebs.
Posto do cartão TEU!
O cartão TEU!, bilhete metropolitano, instalou um posto de atendimento no Terminal Triângulo, Zona Norte de Porto Alegre. Já é o 16º do cartão, que atende a clientes novos e faz recarga dos cartões TEU! Vale Transporte, Passe Antecipado e Escolar Metropolitano.
O curso de hotelaria
O curso de bacharelado em Hotelaria da Castelli ESH, de Canela, foi avaliado com cinco estrelas no Guia do Estudante 2013, uma das principais publicações brasileiras na área da educação. O mérito se deu, principalmente, pelo fato de encaminhar todos os seus alunos ao mercado de trabalho.
Dia Mundial Sem Carro
Se não chover, o próximo domingo vai ser da bicicleta em adesão ao Dia Mundial Sem Carro. Porto Alegre agora já tem 17,5 quilômetros de ciclovias em vários bairros, servidas por 38 estações e 380 bikes públicas. Faltam bicicletários nas estações do transporte público para sua integração com ele.
Uma nova grife em Porto Alegre
Conhecida de quem viaja ao exterior, a grife Desigual chega ao Brasil pela loja ZON, instalada no Paseo Zona Sul, em Porto Alegre, e abrirá ainda no BarraShoppingSul. Depois desta estreia em outubro, a marca segue para São Paulo e Rio de Janeiro, onde instalará pontos de venda próprios. A grife vendeu em 2012 mais de 22 milhões de peças de roupas nos diferentes canais do mundo e faturou € 700 milhões. Suas 350 lojas próprias deverão atingir 600 até 2018, quando pretende faturar € 1,4 bilhão. Além das unidades próprias e do e-commerce, ela está presente em 9 mil multimarcas e 2,2 mil seções de lojas de departamento de mais de 100 países e emprega 3,8 mil pessoas de 85 nacionalidades diferentes.