Efeito bumerangue do dólar

Por

Os inesperados saltos do dólar em relação ao real não chegaram a entusiasmar a todos os exportadores gaúchos. Muitos não os enxergam como tão favoráveis. Acontece que esta alta está lastrada em um fator exógeno: a economia americana, “bola da vez” em termos de expectativas de crescimento econômico, gerando como decorrência uma grande realocação de aplicações especulativas, daqui e de outros países emergentes, para os EUA e daqui a pouco também para Europa. Por esse fato, clientes do Hemisfério Norte reivindicam, de muitos de nossos exportadores, através de rebaixas de preços, uma “fatia” do ganho que advém do aumento do dólar. Aliás, já se viu esse “filme” em ocasiões passadas.
Nova Panvel 24 Horas
Porto Alegre acaba de ganhar mais uma Panvel 24 Horas. É a filial da Protásio Alves, esquina Carazinho. Com essa, só na Capital, já são agora 13 as lojas 24h, segundo o diretor Luiz Antônio dos Santos. A loja foi ampliada e recebeu também um novo estacionamento.
A valorização da lã
Tomara que a decisão do governo estadual de financiar a comercialização da lã dentro da política de estimular a criação de ovinos volte a motivar os fabricantes de fios, tecidos e confecções a aumentar também a sua oferta. É muito difícil encontrar roupa de lã nas lojas brasileiras, o contrário do que continua ocorrendo nas uruguaias. 
Mais sustentável
O polietileno verde da Braskem, ou plástico verde, foi o vencedor da categoria Produtos, no Ranking de Produtos e Serviços Sustentáveis do 6º Sustentar 2013, o maior encontro de sustentabilidade da América Latina. Seu lançamento é um marco mundial de inovação e tornou o Brasil o maior produtor de biopolímeros do planeta. 
Os três programas
Questionado na Expointer sobre quais programas de seu governo estão tendo resultados mais visíveis, o governador Tarso Genro citou três principalmente pelo seu efeito social: os investimentos, o Plano Safra Estadual e o RS Mais Igual.
Os viciados no uso do iPhone
Pesquisa Opinion junto a 4.345 usuários de iPhone no Brasil mostra que 81% se consideram viciados no seu uso e não se veem sem o aparelho por perto, sendo que 42% consultam seu aparelho, no máximo, a cada 10 minutos e 36% a cada meia hora. Além disso, 64% já se consideram usuários avançados. Quanto aos horários em que mais utilizam os smartphones, 42% disseram que usam mais à noite e 71% dos entrevistados afirmaram que usam o aparelho enquanto estão no trânsito. TIM (39%) e Vivo (32%) são as grandes detentoras dos usuários de iPhone. O Wi-Fi é usado para acessar a internet por 47%, enquanto 38% dos entrevistados usam plano de dados pós-pago e 15% usam plano pré-pago, mas só quando não há Wi-Fi disponível.