Arena, um prédio verde

Por

A Arena do Grêmio de Porto Alegre deverá conquistar ao final deste ano a certificação Leed do Greenbuilding Council dos EUA, informa o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini. Ela é concedida a prédios comerciais e residenciais, que geram menor impacto ao meio ambiente. Para conquistá-la, a Arena aposta em vários itens, como o estacionamento prioritário a veículos menos poluentes, a redução do consumo de energia por meio de medidas como a instalação de cobertura branca de alta refletividade, o uso da água do Guaíba nos sanitários e de chuva para irrigar o gramado, a destinação do lixo gerado nos eventos à reciclagem e até o usode tintas menos nocivas nas paredes.
Maior investimento
Os investimentos totais da OAS só no bairro Humaitá somam R$ 1,3 bilhão, dos quais R$ 650 milhões na Arena do Grêmio, mais o shopping e os quatro condomínios de 3,5 mil apartamentos, com lançamento previsto para maio agora e conclusão do primeiro para final de 2013. Segundo Eduardo Antonini, trata-se do maior investimento hoje em execução em Porto Alegre. 
Roupa sem costura      
O Moinhos Shopping abriu neste final de semana uma nova operação, a Scala, linha de lingerie pioneira na técnica sem costura, com sede em São Paulo. Ela já tem mais de 100 lojas pelas principais cidades do Brasil, e sucesso também em outros 50 países, como Inglaterra, EUA, México, Kuwait, Hong Kong, Líbano e Suriname. Suas exportações representam 5% do faturamento anual.   
De ônibus online
Os passageiros de ônibus municipais de São Paulo já podem acompanhar os serviços pela internet, usando o site da SPTrans. Quem tiver smartphone vai saber em tempo real não só o ônibus que ele pretende tomar para ir a determinado lugar como em quanto tempo chega ao ponto escolhido pelo passageiro.
O controle dos táxis
Prefeito José Fortunati está confiante de que a adoção do GPS nos táxis para controlar a assiduidade dos motoristas vai ajudar a resolver sua falta, principalmente nos horários de pico. Seria algo semelhante ao Soma, implantado em 1998, para controlar os ônibus através de estações de monitoração distribuídas pela cidade.
Cooperativa Piá faz escola em Goiás
A cooperativa Complem, de Goiás, que estava em sexto lugar há dois anos no abastecimento de leite longa-vida (UHT) no Centro-Oeste do País, terminou vice-líder no ano passado. Ela comercializava então 29 milhões de litros, pulou para 52 milhões em 2011 e projeta 65 milhões para 2012, segundo seu consultor de marketing, o gaúcho Eduardo Miguel. Mas ele ressalva que isso ocorreu não só pela gestão de marketing, como pela contratação de novos executivos na área comercial, entre eles um gaúcho. O plano agora é expandir as linhas, como foi feito na Piá, criando novos produtos e aumentando o valor agregado para a marca. Sua captação de 350 mil litros por dia permite isso.