A ciclovia da Ipiranga

Por

Polêmicas à parte sobre a estética dos guarda-corpos da ciclovia Ipiranga de Porto Alegre, que estão sendo encaminhados através de parceria entre a prefeitura e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o  arquiteto Paulo Lemos discorda do aproveitamento parcial do Arroio Dilúvio de Porto Alegre para ciclovia, sem desenvolver antes um projeto global. Segundo ele, o Dilúvio certamente acolherá a  próxima linha do metrô da Capital para fechar pelo lado Sul e Leste o circuito com o traçado da que está sendo implantada pelo lado Norte via Farrapos, Assis Brasil para chegar perto da sede da Fiergs. Na opinião do arquiteto Lemos, as duas linhas formarão no futuro a base do metrô de Porto Alegre, a ser alimentada por outros traçados.
Descarte de lâmpadas
A Apliquim Brasil Recicle comandada pelo grupo gaúcho Datasys de Porto Alegre processou em 2011 cerca de 8,5 milhões de lâmpadas descartadas por empresas, hospitais, órgãos públicos e universidades. E foi aprovada  em mais de 50 auditorias externas de empresas como Kimberly Clark Brasil, Braskem, Duratex, TAM São Carlos, ZF do Brasil, Unimed, Tetra Pack, Goodyear e  Jonhson Controls.
Viagens de animais
Muitos brasileiros já não viajam sozinhos ao exterior, mas acompanhados de animais de estimação. Só em 2011, Guarulhos, um dos principais aeroportos de partida, registrou a movimentação de quase 8 mil, aumento de 33% sobre 2010, segundo o Vigiagro do Ministério da Agricultura, que emite seus “passaportes”.
As amizades de Dilma
Uma das características da presidente Dilma Rousseff é a valorização de suas amizades conquistadas ao longo da vida pública, algumas delas merecedoras de cargos de confiança, outras não. É o caso de Lícia Perez (PDT), uma das convidadas do restrito grupo que compartilhou com Dilma de suas recentes férias no Litoral da Bahia. 
Portugueses e gaúchos
A linha direta da TAP entre Lisboa e Porto Alegre aumentou em 20% o trânsito de pessoas e negócios entre as duas cidades, segundo o novo presidente da Câmara Brasil Portugal – Rio Grande do Sul, Paulo Ferreira. A propósito, A TAP atingiu semana passada 3.244 reservas online para seus voos em um só dia.
Voar com menos estresse
Viajar de avião para longas distâncias em futuro próximo vai demorar cada vez menos tempo e se tornará cada vez mais prazeroso e menos estressante, com o uso de tecnologias, hoje já sob o domínio de empresas, como a norte-americana Delta. Para começar, a gente vai poder fazer as reservas pelo Facebook e se comunicar com a empresa durante as 24 horas pelo twitter, rastrear a bagagem a 9 mil metros de altura e checar o status de conexão de voo na palma da mão, tanto em terra como no ar. Mais: tudo isso já pode ser feito em ambiente Wi-Fi, sem 3G, enquanto estiver sob o domínio da Delta, nas estações dos aeroportos como em voos domésticos nos EUA.