O Nordeste já não é o mesmo

Por

O Nordeste brasileiro já não é o mesmo. Grande parte da ascensão social da Era Lula aconteceu lá. Tanto que o crescimento das vendas a varejo neste ano foi superior no País (10,68%) do que no Rio Grande do Sul (9,87%), graças à maior expansão daquela região, incluído também o Norte, segundo o assessor econômico da Federasul André Azevedo. Aliás, o sintoma mais evidente dessa ascensão é a queda pela metade do êxodo do Nordeste para São Paulo desde os anos 1990, segundo pesquisa da LCA Consultores. E não foi só por causa do Bolsa Família, embora 55% das pessoas que ganham até um quarto do salário-mínimo, seu público alvo, estejam nesta região.
Ferrovia a Rio Grande
Um dos antigos sonhos de ligar a Região Metropolitana de Porto Alegre ao porto do Rio Grande por ferrovia ainda não está nos planos de investimentos do governo federal, segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Ela não esteve no PAC 1 e nem estará no PAC 2. Há outras prioridades, como a ligação da Transnordestina ao porto do Rio Grande cortando o Brasil na vertical.     
Mais concentração
Também no setor de laboratórios está ocorrendo concentração de empresas. O grupo paulista Fleury acaba de comprar a rede de medicina diagnóstica Labs, do grupo D’Or, do Rio de Janeiro, com 57 unidades de atendimento. Foi ele também que comprou há um ano os laboratórios gaúchos Weinmann e Faillace.
Memória do Coojornal
Grupo de ex-associados da Coojornal reúne-se neste sábado para resgatar a memória do jornal do mesmo nome, de marcante atuação pela redemocratização do País e que circulou entre 1974 e 1982. A proposta é editar um livro, contando sua história com a reprodução de reportagens, e um DVD, além de digitalizar toda a coleção.
Carne vai estabilizar
Se depender dos pecuaristas gaúchos, o preço da carne bovina vai estabilizar agora que o quilo do boi vivo atingiu R$ 3,20, afirmou nesta quinta o presidente da Farsul, Carlos Sperotto. Mas ele não pode garantir, porque quem tira a maior fatia são os intermediários, frigoríficos e supermercados. Na verdade, para a Farsul não houve aumento de preços, houve isto sim recuperação a um patamar anterior.
Otimismo e diálogo na Farsul
Surpreendentemente, o balanço anual da Farsul, ocorrido nesta quinta, foi todo ele em tom de otimismo e proposta de diálogo. E havia motivos para isso. La Niña não está fazendo os prometidos estragos, portanto a safra promete volume e bons preços, assim como são bons os preços da pecuária bovina e ovina. E, se o câmbio dificulta as exportações, ele compensa os produtores nas importações de fertilizantes e defensivos que representam por baixo 60% dos custos dos grãos. Já em relação aos novos governos, liderados por petistas, o presidente Carlos Sperotto está alinhado com o ministro Wagner Rossi, mantido por Dilma, e promete diálogo com o secretário Luiz Fernando Mainardi, que é um deles, criador de ovinos que é.