Como diminuir os impostos

Por

O setor público brasileiro tem ainda um longo caminho a percorrer em matéria de gestão para diminuir gastos e atender ao pleito geral de reduzir impostos. Duas cidades gaúchas já se destacam. Canoas, com o prefeito Jairo Jorge (PT), começou a reduzir o ISSQN em 2009 e aumentou a receita. Pelotas diminuiu impostos em 2005, ainda na gestão de Bernardo de Souza, e elevou os investimentos de 3 a 4% da receita para 9% em 2008 e 2009 e projeção de chegar a 20% neste ano, segundo o prefeito Adolfo Fetter Júnior (PP). Coincidência ou não, Pelotas foi escolhida entre seis cidades do mundo para contar seu caso na Expo-Xangai nesta semana.
Expansão do HSBC
O banco HSBC planeja abrir três novas agências no Estado e modernizar outras 18 em um ano e meio. É o que entre outras notícias vai trazer a Porto Alegre nesta quarta-feira o presidente Conrado Engel. Ele vai falar na reunião semanal da Federasul, o Tá na Mesa, justamente sobre os investimentos do banco no Estado.
Negócios à vista
Setembro será um mês de grandes oportunidades para o turismo de eventos e negócios em Porto Alegre, com a realização de quatro encontros, reunindo quase 27 mil visitantes e gerando R$ 19,9 milhões para a hotelaria, transporte, gastronomia e comércio. Eles foram captados e serão apoiados pelo Convention & Visitors Bureau local.
União de laboratórios
O laboratório Multilab de São Jerônimo (RS) acaba de comprar o Milian, de Duque de Caxias (RJ), aumentando seu portfólio de medicamentos, com destaque para algumas novas linhas. O Milian é responsável pelo Diprial, Alcachofra Milian, Castanha da Índia Milian, Gargomax (pastilhas para garganta) e Vitavital (complexo vitamínico), entre outros.
Um canal de vendas
A marca de calçados Pyramidis, que participará a partir desta quinta-feira da Feira do Empreendedor na Fiergs, está criando seu próprio canal de vendas. A meta é abrir mais de 100 franquias no Brasil, mas já tem negociações também no Uruguai, Chile, Europa e Oriente Médio. Lançada em 1995 com uma linha de calçados, bolsas e acessórios femininos, ela já é conhecida hoje internacionalmente.
Feira para quem quer intercâmbios
Mais uma vez Porto Alegre recebe a Expo Estude no Exterior, a feira mais tradicional do País na área de intercâmbio. Já é a 19ª edição e será no Sheraton Hotel dia 16 deste mês a partir das 16h. É uma ótima oportunidade para quem quer estudar ou trabalhar no exterior, pois participam do evento instituições de ensino de pelo menos dez países para orientar os visitantes sobre cursos de idiomas, high school, graduação, pós-graduação, MBAs, programas de trabalho remunerado e estágio. As inscrições são gratuitas pela internet e o visitante também pode assistir a palestras e seminários sobre destinos, viagens e oportunidades e concorrer a bolsas.