Morre fundador da Lojas Pompéia aos 91 anos

Ferrão fundou a rede com o irmão Lins Ferrão há 70 anos

Por Patrícia Comunello

Valdemar Sperotto Ferrão, fundador da Lojas Pompeia, morreu nesta quarta-feira aos 91 anos
O fundador de um dos varejos gaúchos de vestuário mais conhecidos e longevos morreu nesta quarta-feira (2) aos 91 anos. Em comunicado, o grupo Lins Ferrão informa que Valdemar Sperotto Ferrão faleceu na madrugada desta quarta. Não há mais detalhes sobre a causa. Velório e cerimônia de despedida ocorrem em Camaquã. O sepultamento será no cemitério São José às 17h.

Ferrão fundou a rede com o irmão Lins Ferrão há 70 anos. Sperotto Ferrão nasceu em 9 de dezembro de 1931, no 5º Distrito de Canguçu, na região Sul do Estado.

“Tio Dema”, como era chamado, foi o décimo filho de uma família com 12 irmãos.

“Aos 13 anos, foi trabalhar com um tio no comércio de Tapes, onde pegou o gosto e paixão pelo varejo”, recorda o grupo, em nota sobre o fundador. “Anos depois, foi convidado pelo irmão Lins Ferrão, para fundar um comércio, dando início a história da Lojas Pompéia.”

O grupo cita que o empresário dizia que a união “seria o grande casamento comercial que fez na vida”.

A rede comenta que o fundador recebeu o reconhecimento de Cidadão camaquense e “construiu uma história de orgulho e superação”.

Em uma palestra em Camaquã, ele declarou: “Se eu pudesse escolher viver tudo de novo, escolheria viver minha própria vida”, citou o grupo, no comunicado.

“Deixa saudade junto a esposa, filhos, netos, bisnetos, genros e noras, e um grande legado”, finaliza a família.
A Pompéia, precursora do grupo Lins Ferrão e fundada em 1953, tem 89 lojas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com mais de 10 unidades e que tem sido um dos focos da expansão. A 90ª unidade vai abrir no Iguatemi. A Gang, marca jovem comprada em 2013, soma mais de 50 filiais.