Concorrência vizinha: São João abre ao lado da Panvel em Porto Alegre

Rede de Passo Fundo pretende chegar a 100 lojas na capital gaúcha até dezembro

Por Patrícia Comunello

Minuto Varejo - farmácia - São João - medicamentos - abre na rua Padre Chagas - o lado da Panvel - Porto Alegre -
Tem limite para a briga por mercado entre farmácias? E quando a maior concorrente é sua nova vizinha de porta? A temperatura subiu ainda mais no mundo do varejo de medicamentos e outros itens entre as duas maiores rivais no Rio Grande do Sul. A rede São João, com sede em Passo Fundo, abriu nesta quinta-feira (1) a 86ª filial em Porto Alegre bem ao lado da Panvel.

LEIA MAIS: São João define data para inaugurar mega CD e onde será loja 1.000

A operação lado a lado já vinha despertando a atenção no bairro Moinhos de Vento, um dos mais apetitosos em renda na Capital. A abertura na rua Padre Chagas, 205, teve o agito com balões azuis e brancos, pipoca e até distribuição de espumante a clientes.  
Como ganhar a preferência do consumidor quando o vizinho disputa o mesmo mercado?
"Os produtos e preços são muito parecidos. O grande diferencial é o atendimento, é o que define a escolha (do cliente)", demarca Thiago Soares, gerente distrital da rede de Passo Fundo, quarta maior no País e que deve faturar R$ 7 bilhões este ano. A São João já tem mais de mil pontos nos três estados do Sul. Este ano a marca pretende inaugurar 100 ponto, pelo menos um quarto já está em operação.
A economista e moradora do bairro Marilene Ludwig acabou indo na loja vizinha que já opera na área, na Panvel, comprar medicamentos nesta quinta-feira:
"Agora que inaugurou a São João, vou testar", diz ela, sinalizando o próximo destino. Sobre ter lado a lado as duas marcas, Marilene acha que "é bom ter outra opção". "É a concorrência. Quem tiver o melhor preço, vai ganhar sempre", avisa a economista.