Buteco do Aldo completa 30 anos e prepara abertura da terceira unidade

Restaurante segue à risca conceito de preços populares e foco em trabalhadores

Por Maria Welter

buteco do aldo - restaurante - lanchonete - menino deus - aniversário de 30 anos - minuto varejo
"Eu acredito nas pessoas", garante Alexandre Kohls, proprietário do Buteco do Aldo. E é justamente com foco nas pessoas que foi criado, há 30 anos, o restaurante no coração do bairro Menino Deus, na rua Coronel André Belo, em Porto Alegre. O estabelecimento, com fama de comidinha com bufê a R$ 14,00, tem outra operação no bairro e já está finalizando a construção da terceira unidade.
A casa completa três décadas em 16 de junho seguindo à risca o conceito de preços populares, com público formado principalmente por trabalhadores.
O Buteco, com "U" para o diferenciar de outras operações, surgiu com o pai de Alexandre, seu Aldo, que foi homenageado dando nome ao restaurante. Desde o início, o estabelecimento segue a proposta de servir refeições populares a preços acessíveis.
O serviço de bufê livre conta com seis opções de pratos quentes, saladas, uma carne por pessoa e suco à vontade, com opções de almoço e janta. No café da manhã, tem opção de pão na chapa, prensado e pastel.
"É um bar frequentado por trabalhadores a profissionais liberais, como dentistas e advogados, até juiz. Dá de tudo aqui", explica o proprietário.
Os trabalhadores lotam o restaurante, em um entra e sai frenético para aproveitar o horário de almoço, ritmo que é acompanhado por Kohls, que checa o que precisa ser reposto no bufê e confere se os clientes precisam de algo.
Custo-benefício do bufê atrai clientes que atuam em diversos segmentos. Foto: Maria Welter/Especial/JC
No fim de 2021, foi aberta a