Rede de São Paulo compra lojas Paquetá no Rio Grande do Sul

A rede do Rio Grande do Sul foi vendida para a Oscar Calçados, de São Paulo

Por Patrícia Comunello

Minuto Varejo - Lojas Paquetá - Paqueta Esportes - centro de porto Alegre - varejo consumo
O anúncio ainda não é oficial, mas funcionários das lojas do grupo gaúcho Paquetá já vivem outro momento e sob novo comando, com novos donos. A rede, uma das mais tradicionais do varejo do Rio Grande do Sul, agora é da Oscar Calçados, de São Paulo.
Segundo apuração da coluna Minuto Varejo, a Oscar assumiu em 1 de maio. O Minuto Varejo busca detalhes da operação com a paulista, mas a rede ainda não confirmou a negociação. 
Entre as medidas já em andamento, estão pagamento em dia dos funcionários, além de reposição de estoques.
"Graças a Deus está tudo ótimo", resume um funcionário de uma das filiais da Paquetá Esportes que falou com a coluna nesta terça-feira (23).
"Começamos a receber produtos., pois desde dezembro não recebíamos reposição", conta o funcionário. "Agora tá voltando tudo nos trilhos. Para o varejo, está 100%." Para as equipes, há expectativa de resgatar a credibilidade da marca varejista.
O cartão próprio Gaston não estaria mais sendo usado. O sistema está sendo migrado para o cartão da Oscar, segundo apurou a coluna.
Desde 2022, unidades da Paquetá vêm sendo fechadas em pontos de rua e em shopping centers.
A mais recente a fechar é uma das unidades no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. A Paquetá, que ficava em uma esquina no primeiro piso do empreendimento fechou no dia 16 de maio. A medida não teria relação com a crise do grupo, mas com interesse do Iguatemi em renovar o ocupante do espaço. A marca tem ainda filiais das bandeiras Paquetá Esportes e Gaston no local. 
A coluna busca informação com o shopping sobre as razões da saída da marca ligada ao varejo de calçados. 
A Paquetá tem as bandeiras de lojas Paquetá Calçados, Esportes e Gaston.
A negociação entre o grupo gaúcho, dono da Paquetá Industrial Calçadista calçadista também e que passa por recuperação judicial, e a Oscar envolveu apenas a frente de varejo. Salários têm sofrido atraso, por exemplo.