FBV 2023 foca soluções em meio a momento difícil do varejo

Feira vai de quarta-feira a sexta-feira na Fiergs com mas de 70 palestrantes

Por Patrícia Comunello

Painel mostra 12 dos mais de 70 palestrantes confirmados no evento
Porto Alegre vai ser a capital do varejo nacional esta semana. A 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) entrará em cena no Centro de Eventos da Fiergs justamente em um momento de estresse no setor, com médias e grandes varejistas em crise, algumas em recuperação judicial e fechando lojas e revendo operações.
Prato cheio para o evento que vai de quarta-feira a sexta-feira no complexo na Zona Norte, projeta a direção do Sindilojas Porto Alegre, que comanda a iniciativa. "Vamos fazer entregas possíveis de serem usadas no dia a dia, logo após a FBV. Nada mega, mas prático e simples", projeta o presidente do SindilojasPOA, Arcione Piva.
"A palavra vai ser praticidade", acrescenta Piva, que aponta uma pegada inédita em relação a edições anteriores.
A organização buscou curadoria externa para montar o rol de palestrantes este ano. E não só isso: "O grande diferencial será o conteúdo. Fizemos um trabalho com cada palestrante para que apresentem coisas com utilidade", explica o dirigente. Piva avisa que quem se inscreveu não vai se arrepender do que vai encontrar e motiva mais pessoas a não perderem a edição.
"A feira é uma oportunidade na atual conjuntura do varejo", associa. A lista de conferencistas também nunca foi tão farta. Mais de 70 nomes estavam confirmados até a última sexta-feira para subir aos oito palcos da programação de três dias. Em 2022, foram 15.
Diversidade em peefil e atuação, entre executivos, lideranças, profissionais emergentes e varejistas, com alcance nacional e regional. Pode não ter atração de fora do Brasil, mas marcas do exterior com presença no Brasil terão represantantes, como Leroy Merlin e Nívea.
Também estarão nomes como Luís Justo, CEO do Rock in Rio, Fabio Faccio, CEO da Renner, Ralf Germer, CEO da PagBrasil, e nomes do varejo gaúcho, como os empresários Carmen Ferrão (Gang e Pompéia), Otelmo Drebes (Lebes) e Julio Mottin Neto (Panvel).
A expectativa é atrair mais de 10 mil pessoas, ante as 6,3 mil no ano passado.
Na área de exposição, serão mais de cem empresas, entre operações do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, muitas delas referência em soluções para o varejo.

Arcione Piva, Presidente Sindilojas POA

"A feira é uma oportunidade. Até porque notícia ruim já tem bastante. Queremos simplificar e entregar coisas tangíveis. É o jeitinho da FBV 2023. Praticidade é a palavra. É importante que as pessoas dediquem tempo para ouvir as mensagens e buscar soluções para os problemas. Há coisas que cabem a nós, como uma boa gestão e equipe, que não dependem do governo."
 

Oito palcos vão movimentar e desafiar o público

Um dos palcos temáticos da 10ª FBV que mais deve chamar a atenção, entre os oito previstos
este ano, tem forma de aquário e tem mesmo a proposta de fazer o público se isolar para refletir e ouvir experiências de quem acertou ou errou e por que, além de captar sucessos nos negócios. A redoma envidraçada (foto) já está pronta para a imersão.
Em meio a um mar de varejo um pouco turvo no primeiro semestre do ano, o aquário de 48 metros quadrados e com apenas 60 lugares quer provocar atitudes, principalmente depois da
volta para o dia a dia da empresa, pós-FBV.
“A ideia é que o varejista esteja em meio a outros como ele, ouvindo experiências, percebendo
erros e logo aprendendo”, traduz a head de marketing do Sindilojas POA, Diana Lienert, que concebeu, com a equipe da entidade, o formato do palco.
Na área fechada, vão rolar os painéis Acelerando Meu Negócio e Errando e Aprendendo. Outro detalhe do ambiente: quem entrar vai escutar o palestrante e colegas por fones de ouvido. No setor dos Grandes Resultados, com 600 lugares, vão estar nomes mais badalados e com telão de 30 metros quadrados.
As atrações nos dois ambientes fazem parte do pacote pago da FBV, mas há atividades gratuitas, como o Jogo Rápido, Cara a Cara, Inovando com as gigantes e Trocando Experiências.

Serviço completo para a 10ª FBV

Quando: 24, 25 e 26 de maio de 2023
Onde: Centro de Eventos Fiergs (avenida Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre)
Horário de visitação: 13h às 21h
Ingressos: há preços conforme o pacote de dias de acesso a palestras e ao congresso. Também há atividades gratuitas. Acesso à feira é gratuito.
** Dica: mesmo se for acessar apenas atrações gratuitas, faça a inscrição pelo site antes de ir ao evento. 

Atrações e pacotes de ingressos:

  • Acesso gratuito: visita à feira, Jogo Rápido, cases, Cara a Cara, Inovando com as gigantes e Trocando Experiências
  • Pacodete de 1 dia de experiência e congresso: palcos Grandes Resultados, Acelerando Meu Negócio e Errando e Aprendendo. R$ 605,00.
  • 3 dias de experiência e congresso: Grandes Resultados, Acelerando Meu Negócio e Errando e Aprendendo. R$ 1.711,00.
  • Varejo Experience: dia 23, com visitas técnicas a varejos inovadores na Capital.