Pontal Shopping abre com 25% de ocupação da área de lojas

Neste primeiro momento, serão abertas 40 lojas do mix comercial do empreendimento às margens do Guaíba

Por Maria Welter

Praça de alimentação do Pontal tem ampla área externa com mesas e vista para o parque e o Guaíba
Após quatro anos de obras, o Pontal Shopping será inaugurado nesta quarta-feira (26), às 12h, no fim da Avenida Padre Cacique, na Zona Sul de Porto Alegre. O primeiro life center da região Sul do País prevê 160 lojas no total, cerca de 91 mil m² de área construída e teve investimento entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões.
Neste primeiro momento, serão abertas 40 lojas, dentre as quais marcas como Breton, ZCafé, The Coffee, Diego Andino Patisserie, galeteria Mamma Mia, Kopenhagen, Gelateria Gian Luca Zaffari, entre outras.
Nos próximos três meses, o complexo comercial e de gastronomia pretende abrir outras 30 operações que ainda estão em obras para completar seu mix de lojas. Entre essas, estão marcas muito aguardadas pelo consumidor porto-alegrense, como a segunda unidade do Hard Rock Cafe no Rio Grande do Sul, que irá abrir as portas no dia 1º de maio; o 20Barra9, operação em formato de rooftop que terá mil m²; e o Asun Market Hall, espaço de 1,8 mil m² que será operado pela rede gaúcha que irá trazer a proposta de supermercado premium com características de empório.
"Isso representa uma comercialização de 80% de nosso ABL (Área Bruta Locável), e isso num ano de pós-pandemia a gente considera que é muito bom", define o sócio-diretor da SVB Par, Angelo Boff.
O shopping é chamado de life center por unir operações de varejo, gastronomia, hotel, saúde e área de parque. São 21 elevadores e 18 escadas rolantes para levar os visitantes pelos cinco andares do shopping, três pisos de lojas e dois de estacionamentos no subsolo. No total, são 1.558 vagas no estacionamento coberto.
"O porto-alegrense e turistas de todo o Brasil, mesmo de fora, vão poder compreender e usufruir de tudo isto que sempre esteve ali até que alguém determinado, obstinado e que acredita na cidade fizesse esse empreendimento", destaca o diretor corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada.
Ricardo Jornada (esquerda) e Angelo Boff (direita), diretor e sócio da SVB Par, respectivamente. Foto: Tânia Meinerz/JC
Além disso, a vista para o Guaíba e a arquitetura com toques de verde são atrativos à parte. O lago da Capital pode ser visto pelas grandes janelas de vidro que circundam todo o shopping, assim como do terceiro andar, onde está a praça de alimentação que conta com uma área externa com mesas e vista de todo o parque e parte da Orla; ao fundo, é possível ter vista até do Estádio Beira-Rio. Já o projeto tem plantas permanentes que sobem pelas paredes principais e vasos pendentes que podem ser vistos ao subir pelas escadas rolantes. 
"Vocês vão entender aqui o que é um complexo multiuso, por que todos os shoppings do mundo querem ser assim, querem ter luminosidade natural, querem ter relação com a água, relação com a natureza, com verde com os parques, por que que os empreendimentos de varejo querem deixar de ser um box fechado fechado, sem janelas, só com paredes e luzes artificiais", afirma Jornada.
O empreendimento está integrado ao complexo multiuso criado às margens do Guaíba, cujos empreendimentos tiveram abertura gradual. Em maio de 2022,
As próximas etapas do complexo são a entrega do Píer Pontal, que irá fazer a conexão do Pontal Shopping e do Parque com as águas do Guaíba e no qual embarcações de todos os tipos poderão fazer o embarque e desembarque, assim como o Centro de Eventos do shopping.